Em Cima da Hora
recent

Mais cálcio, Menos peso

da Revista Universo

Além de garantir a saúde óssea, a ingestão de cálcio também pode auxiliar na perda de peso. Diversas pesquisas apontam que o consumo adequado de cálcio pode contribuir para diminuir a gordura corporal.

A descoberta foi feita pelo pesquisador Michael Zemel, Ph.D., professor e diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, em Knoxville, Tennessee (EUA). O grupo do pesquisador americano fez extensas pesquisas nesse sentido e publicou uma série de artigos pontuando o papel do cálcio (em suplemento ou em derivados de leite) para o ganho ou perda de peso.

Uma revisão de nove trabalhos relacionando a ingestão de cálcio e perda de peso, realizado também nos Estados Unidos, em 2003, concluiu que a ingestão adicional de 300mg de cálcio por dia estaria associada, em um ano, à redução de 3 kg em adultos e a 1 kg, em crianças.

A nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues, co-responsável pelo departamento de Nutrição da ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, explica que o cálcio forma um complexo a partir de uma parte da gordura vinda da dieta, diminuindo a absorção desta. Um estudo conduzido por Welber e col. (1994) com suplementação de 2000 mg de cálcio observou um aumento da excreção de gordura em 6,8 a 7,4% nos pacientes.

Além disso, segundo a especialista, quando o consumo de cálcio está baixo, o organismo libera mais vitamina D e paratormônio, e, esses dois hormônios agem na célula de gordura para aumentar os seus estoques.

Há um terceiro mecanismo que pode explicar essa relação mais cálcio, menos peso: o mineral pode interferir na capacidade do organismo de acumular energia. Isso acontece pelo aumento no organismo de uma proteína chamada UCP, que aumenta a liberação de calor, diminuindo o acúmulo de gordura.

Para completar, há evidências de que o mineral atue no aproveitamento da insulina, hormônio fundamental na regulação do metabolismo e da própria fome. Quando há carência de cálcio no organismo, pode haver um desbalanceamento da insulina. O excesso de insulina na circulação, por sua vez, contribui para o armazenamento de energia na forma de gordura, que leva ao aumento do tecido adiposo.

A nutricionista ressalta que os pacientes devem procurar a orientação de um médico ou uma nutricionista para avaliar o uso de suplementos de cálcio.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.