Em Cima da Hora
recent

Comer Melão, Faz bem ou mal a Saúde?

da Revista Universo



O melão é uma fruta constituída principalmente por água, que apresenta nutrientes (vitaminas e minerais) importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de ser uma fruta hidratante, o melão possui propriedades terapêuticas e nutricionais que salientam a importância dessa fruta na nossa alimentação.

Vitaminas e minerais

As vitaminas A, C e do complexo B estão presentes nesta fruta. As vitamina A e a vitamina C irão promover a prevenção da formação de radicais livres, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo. Já as vitaminas do complexo B participam do metabolismo energético além de manutenção dos glóbulos vermelhos e sistema nervoso saudáveis.

Ferro, cálcio, fósforo e potássio são minerais presentes no melão. Eles irão atuar na prevenção da anemia, na formação dos ossos e dentes, na produção de energia e na construção muscular e corporal respectivamente.

Propriedades terapêuticas

O melão é um excelente diurético que serve para eliminar toxinas presentes no corpo

Pevine o surgimento da gota ( que é caracterizada pela elevação da concentração de ácido úrico na corrente sanguínea )

É calmante, previne doenças como artrite, reumatismo, constipação intestinal e doenças renais como cálculo renal e nefrite

Para as mulheres que ainda menstruam, o melão contribui para a regularização do ciclo menstrual e eliminação de coágulos de sangue, já para as que deixaram de menstruar e entraram na menopausa essa fruta auxilia ativando a circulação

O suco de melão serve para prevenir a acidose (acidez do organismo, devido a diminuição da concentração de bicarbonato na corrente sanguínea) além de problemas relacionados ao estômago, esôfago e garganta

O melão também é indicado contra a leucorréia (corrimento nas mulheres)

Mesmo com todos os benefícios que o melão pode nos proporcionar, 100 g dessa fruta equivale a somente 30 calorias tornando-se uma excelente fruta no combate à obesidade.
Redação

Redação

30 comentários:

  1. muito bom adorei!!!!!!!!
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. o melao concerteza faz bem para a saude!!! bem que eu estava precisando ler isso.

    ResponderExcluir
  3. Além de ser uma fruta deliciosa faz bem para todo o nosso organismo, valeu, matéria muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Quando fico gripado sempre como melão a vontade,o que me ajuda na recuperação e o bem estar.Achava que era impressão minha , mas com esta matéria vejo que é verdade.

    ResponderExcluir
  5. Hoje comi tanto melão
    estava mesmoo desejandoo, será que faz mal comer meio banda de um melão ??

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria sobre o melão,pelo visto ele é um otimo amigo para as mulheres,gostei de saber que ele ajuda na mentruação na menopausa.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se a melância e o melão tem efeito colateral.
    Motivo: Todas as vêzes que minha mãe come melância fica com moleza !
    Aguardando resposta

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu nao comia melao porque nuca gostei.. Mais agora como 2 ou 3 vezez na semana... Adorei saber sobre o melao muitissimo obrigado....

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma irma que sempre que come melão fica com uma sensacão estranha na garganta, porque será?

    ResponderExcluir
  10. Adorei, fiquei surpresa de tanto que o melão faz bem.
    Até pq no meu jantar e almoço sempre como uma talha de melão, é asustador, mas posso dizer que nao fico sem ele é um vicio..

    ResponderExcluir
  11. li isso comendo melão kkkkk

    ResponderExcluir
  12. ADORO SUCO DE MELÃO...MAS FAÇO SO MELÃO COM AGUA MINERAL E UM POUQUINHO DE AÇUCAR...
    TOMO UM LITRO NUMA VEZ SO...
    E TUDO DE BOM....

    ResponderExcluir
  13. sempre comi melão, gosto muito, mas hoje pela primeira vez na vida, senti uma irritação na garganta depois de comer 1 fatia de melão, minha mãe tb sentiu. alguém sabe pq? obrigada

    ResponderExcluir
  14. Estou usando o melão pra parar de fumar toda vez que dá a vontade corro até a geladeira pego um pedaço e como e esta dando certo pois há estou cinco dias sem fumar !

    ResponderExcluir
  15. Fiquei sabendo que o melão assim como a melancia fazem mal a quem esta gripado.Será mesmo verdade ou mito? Tenho um filho de 6 meses que esta gripado,será que poderia dar melão sem receios?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo disse...
    Sempre comi melão agora sabendo que faz bem para o estômago, vou passar a comer com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  17. Também tenho essa irritação na garganta após comer melã~e gostaria de saber o por que?

    ResponderExcluir
  18. anonimo muito bom?
    gostei da dica.....

    ResponderExcluir
  19. fiz o teste á intolerancia dos alimentos e o melão é uma das frutas que devo deixar de comer. Porque será?

    ResponderExcluir
  20. Vida saudavel e comer melao pois ele e quase completo!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado por tirar minhas dúvidas, de ótimo proveito ler isto!

    ResponderExcluir
  22. Eu li que o melão causa cândida nas mulheres e também é indicado contra a leucorréia. Como pode ser isso?

    ResponderExcluir
  23. sou diabética gostei posso comer......hehehehehe

    ResponderExcluir
  24. massa gostei mas melão é melhor

    ResponderExcluir
  25. interessante de + mas só q comer o melão é melhor

    ResponderExcluir
  26. Como melão todos os dias e adorei saber dos benefícios.

    ResponderExcluir
  27. Sempre que como melão, fico com dores no estomago, não encontro explicação? já tentei várias vezes e acontece sempre com o melão, alguém sabe a razão? só acontece com o melão, dá ideia que não faz a digestão.

    ResponderExcluir
  28. Tenho dores abdominais fortíssimas quando como melão, mesmo que em sucos ou salada de frutas, já testei várias vezes. Lamento pois gostava muito desta fruta.

    ResponderExcluir
  29. tenho gastrite cronica posso usar-lo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.