Em Cima da Hora
recent

Morre ex-ministro da educação, Paulo Renato Souza

da REVISTA UNIVERSO




O velório do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza foi aberto ao público às 10h de Domingo, 26, no Salão Principal da Assembleia Legislativa de São Paulo, por onde já passaram políticos do PSDB e do PT até o início da tarde de hoje. O enterro está previsto para esta Segunda-Feira, 27, às 10h, no Cemitério do Morumbi.


Paulo Renato tinha 65 anos e morreu no fim da noite de ontem, vítima de enfarte fulminante. Ele passava o feriado prolongado de Corpus Christi ao lado de familiares em um hotel de São Roque, interior paulista, quando começou a se sentir mal.


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve no velório e destacou que Paulo Renato dedicou sua vida política à melhoria da educação no Brasil. "Reitor, secretário e ministro, homem que universalizou, com políticas públicas sérias, como o Fundef, o acesso ao ensino fundamental no Brasil", elogiou, lamentando sua morte.


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab disse que Paulo Renato morreu jovem, mas deixou uma série de ensinamentos. "Foi um exemplo de vida e de profissão, e devemos aproveitar seus ensinamentos para fazer um Brasil melhor", afirmou.





O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT) disse que tinha uma amizade muito grande com o ex-ministro, apesar de atuarem em campos políticos opostos, destacando que respeitava as ideias do Paulo Renato. "Fui, durante muitos anos, deputado junto com o Paulo. Sempre o considerei um adversário, nunca um inimigo. Era um adversário que discutia ideias com coerência e vigor, mas uma pessoa que tinha a causa pública como a dimensão maior de sua vida."


Tucanos lamentam perda


Entre os tucanos que já estiveram no velório de Paulo Renato estão o secretário de Energia do governo paulista, José Aníbal, o secretário de Gestão, Júlio Semeghini, e o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, além do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Hubert Alquéres. Em sua página no microblog Twitter, Alquéres escreveu que o País perdeu um homem de grande espírito público. "Paulo Renato Souza também era leal, correto e dono de um caráter admirável. Grande perda para o Brasil", lamentou.





O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra são aguardados no velório ainda hoje, sem horário definido. Em sua página no Twitter, Serra escreveu hoje que "foi-se Paulo Renato, meu querido amigo, um dos maiores homens públicos do Brasil. Foi um grande secretário e um grande ministro da Educação"
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.