Em Cima da Hora
recent

Pesquisa aponta que estamos crescendo mais

da Revista Universo


A estatura média de uma população pode ser um indicativo do desenvolvimento de um país. Os adolescentes das regiões urbanas do Brasil estão apresentando índices de massa corporal e estaturas cada vez mais parecidas com as dos países desenvolvidos. O trabalho é da autoria de Diego Augusto Santos Silva, professor de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e colegas.

Conforme explicam os autores, para coleta de dados foram utilizadas informações do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), que é um observatório permanente dos indicadores de crescimento, desenvolvimento e estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros de 7 a 17 anos de idade.

Segundo eles, o principal objetivo do projeto é delinear o perfil somatomotor, os hábitos de vida e os fatores de aptidão motora em crianças e adolescentes. A população contemplada pelos pesquisadores no estudo consistiu de estudantes matriculados nas redes pública e privada de ensino das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Entre os resultados do levantamento, os pesquisadores revelam que, "ao comparar os valores de estatura e peso corporal de ambos os sexos com os valores de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos (CDC), foi identificado que os jovens brasileiros atingiram e ultrapassaram os pontos de referência na maioria das idades.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.