Em Cima da Hora
recent

O Tomate na nossa Saúde

da Revista Universo



Muito utilizado em molhos, sucos e saladas, o tomate é um grande aliado para a alimentação. Fonte de vitaminas C, E, B1 e B2, potássio e ferro, o fruto faz parte da mesa do brasileiro, que adotou em diversos pratos o alimento bastante rico em betacaroteno e licopeno.

O licopeno é o responsável pela coloração vermelha, possuindo funções antioxidante e anticancerígena. A nutricionista Maria Geralda fala sobre o assunto: "Entre suas funções, está a estimulação da secreção gástrica. Seu maior beneficio é a prevenção ao câncer de próstata e mama, já que o licopeno impede que haja dano nas células".

Maria recomenda que se consuma o tomate ao menos duas vezes por dia em forma de molho. “Cozinhe, bata no liquidificador e consuma uma xícara de chá no almoço e no jantar.” Esta receita vale para quase todos os tipos de tomate, com exceção do verde, que concentra um teor menor de licopeno. Por sua alta concentração de líquido, é um excelente aliado contra a constipação intestinal.

Na hora da compra, a nutricionista diz que quanto mais vermelho for o tomate, melhor está para o consumo. Entretanto, segundo Geralda, as pessoas que sofrem de ácido úrico não devem fazer muito uso do fruto. Entre seus benefícios, está a prevenção de doenças cardíacas e auxílio em queimadura solar. “Ao se queimar no sol, faça compressas com tomate e deixe agir durante alguns minutos”, recomenda.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.