Em Cima da Hora
recent

O Macarrão

da Revista Universo



No Brasil há gerações, o macarrão deixou de ser consumido só pelos imigrantes italianos e seus descendentes para entrar na dieta alimentar de milhões de brasileiros. Mas quantos, entre nós, saberiam responder à pergunta: quando, onde e quem “inventou” o macarrão? Até não muito tempo atrás a lenda falava que o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324), voltando da China, teria introduzido esse alimento na culinária italiana. Entretanto, existem provas que mostram que tudo começou antes e em outro lugar...

A mistura de água e farinha de trigo duro (triticum durum) era já conhecida na Mesopotâmia e na área do Mar Mediterrâneo desde 1.000 a.C. Mas é na Sicília (no Sul da Itália) do século XII que a realidade prevalece sobre a lenda. Em 1154 o geógrafo árabe al-Idrisi presenteia o rei normando Rogério II da Sicília com um livro, no qual ele descreve que “... no vilarejo de Trabia fabrica-se uma massa filiforme, a itriya (ainda hoje, em algumas áreas do sul da Itália, usa-se a palavra tria ao invés de pasta), e expedem-se grandes cargas em navios para o resto da península e outros paises do mundo islâmico...”. Deduz-se, então, que se essa massa podia viajar durante semanas sem se deteriorar, só podia ser na forma de massa seca, isto é, mistura de água e farinha de trigo duro colocada ao sol escaldante daquela região. Assim nasceu o macarrão que conhecemos hoje!

A partir desse momento, outros documentos provam a difusão do macarrão ao longo do tempo pela península italiana e que mais tarde se espalhará no mundo inteiro.

Pelo décimo ano, Natal comemorou o Dia Internacional do Macarrão com o evento “È Ora di Pasta!” – 10ª Festa do Macarrão, promovido pelo Centro di Cultura Italiana Madrelingua. O evento foi articulado em duas partes: uma mostra (documentos, gravuras e fotos), exibida nos locais do Centro, que permitiu conhecer a verdadeira história deste alimento; e uma seleção de massas preparadas pelo chef Rodrigo Carvalho recém voltado da Itália.

Receita: Pasta à carbonara



Ingredientes para 2 pessoas

160g de spaghetti cozinhados al dente
1 colher de azeite extravirgem
30g de pancetta (ou bacon)
2 ovos
50g de parmesão ralado
Pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Bata os ovos com o queijo e a pimenta do reino. Corte a pancetta (ou o bacon) em cubinhos com espessura de 1 cm. Numa frigideira antiaderente coloque o azeite e o bacon e cozinhe em fogo brando até ficar crocante. Adicione os spaghetti com um pouco de sua água e misture bem até a água evaporar. Tire a frigideira do fogo. Adicione a mistura de ovo, queijo e pimenta e mexa rapidamente tendo cuidado com que o ovo fique cremoso. Coloque nos pratos, adicionando mais pimenta moída na hora e sirva imediatamente!
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.