Em Cima da Hora
recent

Comprovado: Suco de beterraba diminui os problemas cardiacos

da Revista Universo



Uma pesquisa publicada neste mês no jornal da Associação Americana do Coração indica que o suco de beterraba pode ajudar a diminuir os riscos de problemas cardíacos. De acordo com os pesquisadores, o suco da raiz contém uma substância que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.

Segundo a pesquisa, os pacientes que tomaram um copo de suco de beterraba tiveram suas pressões arteriais bastante reduzidas em medições feitas 24 horas depois. Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa William Harvey, da Universidade Rainha Mary, em Londres, compararam pessoas que consumiram 250 ml do suco com aquelas que tomaram comprimidos da substância. Segundo eles, os dois métodos foram igualmente eficazes na redução da pressão arterial.

A conclusão do grupo foi de que os nitratos presentes na beterraba são a razão dos seus benefícios. Eles produzem um gás conhecido como óxido nítrico no sangue, que alarga os vasos sanguíneos e as artérias e reduz a pressão arterial.

"Nós mostramos que a beterraba e as drogas a base de nitrato são igualmente eficazes na redução da pressão arterial. Descobrimos também que apenas uma quantidade de suco é necessária - 250ml - para se ter esse efeito, e que quanto maior era a pressão arterial no início do estudo, maior foi a queda causada pelo nitrato", disse Amrita Ahluwalia, professor de Biologia Vascular do Instituto.

"Nosso estudo anterior, há dois anos descobriu que beber suco de beterraba reduzia a pressão arterial, agora sabemos como funciona", disse o professor. No entanto, é bom não exagerar no consumo. Em meio a tantos benefícios, os cientistas alertam que beber muito suco de beterraba pode fazer com que pessoa fique com a urina roxa.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.