Em Cima da Hora
recent

Mamografia após os 40: Saiba Mais

da Revista Universo



Muitas mulheres não esperam chegar aos 40 anos para começar a se submeterem a mamografias, porém novos estudos lançam dúvidas sobre a utilidade do procedimento.

Começar as mamografias de rotina aos 40 anos ou aos 50 é algo que ainda está em debate, porém as organizações de saúde não as recomendam antes dos 40 – a não ser que a paciente tenha fatores especiais de risco, como a detecção dos genes BRCA1 e BRCA2, causadores do câncer de mama.

Ainda assim, 29% das mulheres entre 30 e 39 anos reportam que já fizeram pelo menos uma mamografia. Especialistas estudaram o histórico de mais de 117 mil mulheres que se submeteram ao exame antes dos 40 anos. Os resultados respaldam as diretrizes vigentes.

Se 10 mil mulheres entre 35 e 39 anos fossem submetidas a uma mamografia de rotina, 1.266 seriam chamadas para mais exames e só seriam detectados câncer em apenas 16 delas, reportou a médica Bonnie Yankaskas, da Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill.

Esse dado não é menos preciso que os exames em mulheres mais velhas, diz Yankaskas. Entre os aspectos negativos pelos quais a mulher não deveria fazer o exame antes dos 40 anos estão: exposição à radiação, ansiedade e custos adicionais do exame.

O estudo da equipe de Yankaskas foi publicado na edição online da publicação Journal of the National Cancer Institute.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.