Em Cima da Hora
recent

Comer Arroz é pura Saúde

da Revista Universo



A alimentação humana consome carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. Os carboidratos potencialmente digestíveis fornecem cerca de 60% do valor calórico total ingerido diariamente pela espécie humana. Eles são indispensáveis para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, em condições normais, são a única fonte de energia para o cérebro. Tem as finalidades de fornecer energia ao organismo, desenvolver e restaurar tecidos e manter as funções vitais.

Existe um grupo de carboidratos que, apesar de indigestíveis, exercem funções benéficas ao organismo humano. Estes compõem a maior parte da fração de fibras presente nos alimentos.

As principais fontes de carboidratos são os grãos de cereais. O arroz é um glicídio de fácil digestão, alto valor energético e índice glicêmico que se caracteriza por absorção lenta e gradual pelo organismo. O arroz é um hidrato de carbono complexo: os hidratos de carbono fornecem energia ao corpo e os "complexos" mantêm o nível de energia por períodos maiores. Na alimentação com arroz, há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas para abastecer as necessidades de energia quando há um hidrato de carbono disponível.

A proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais.A fração protéica do arroz, embora quantitativamente pequena, apresenta a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo humano (entre os cereais). Quando metabolizado, gera menos resíduos nitrogenados, favorecendo a função renal de filtragem desses catabólitos.

A dieta do brasileiro é composta de alto nível de carboidratos. O arroz beneficiado, o feijão e a farinha de trigo são os três produtos mais consumidos pela população.

Como produto da Cesta Básica Brasileira, o arroz é responsável por 12% das proteínas e 18% das calorias da dieta básica. No Brasil, o arroz é consumido preferencialmente nas formas branco polido, parboilizado polido (25% do consumo) e integral. É um cereal muito versátil, podendo ser consumido também na forma de cereais matinais, macarrão, biscoitos, pães, snacks, farinhas, pastas, sorvetes, doces e bebidas. Do farelo extra-se o óleo (rico em gama-orizanol). Como produtos processados, o arroz pode ser encontrado na forma de pratos semiprontos, com temperos, arroz expandido, farinhas instantâneas e pellets. Na forma de enriquecido, encontram-se os vitaminados, os adicionados de cálcio, de ferro e os saborizados. O arroz complementa qualquer prato à base de carnes, é ingrediente de várias receitas e de fácil de preparo. Da casca de arroz foi isolada uma substância que é eficiente filtro solar orgânico e sem poder alergênico.

Uma dieta com o uso deste cereal pode exercer vários efeitos benéficos ao organismo humano.A água de arroz contém mucilagem, um tipo de muco que regula a flora intestinal e controla a maioria das diarréias. Esta mucilagem tem efeito terapêutico em doenças da pele, sendo o banho em água de arroz usado para debelar crises de psoríase.

Na alimentação de pessoas sadias, o arroz complementado com feijão, carne ou ovo, supre com excelência a necessidade de aminoácidos essenciais para o equilíbrio do organismo.

Há ainda algumas evidências, pendentes de comprovação científica, dos benefícios do arroz na prevenção do câncer de mama, celulite e dos sintomas da menopausa.

O ARROZ E A SAÚDE

É rico em carboidratos, a peça mais importante do quebra- cabeça nutricional.

• Tem alto valor nutricional. É importante fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina).

• Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração.

• Auxilia no tratamento de diabetes.

• Reduz o risco de câncer de intestino.

• Regula a flora intestinal, é anti-diarréico.

• É recomendado para alimentação de atletas. Tem médio valor calórico e lenta absorção.

• É hipoalergênico.

• Não contém glúten (é recomendado para celíacos).

• Não contém colesterol.

• É indicado na convalescença de quase todas as doenças.

• O arroz integral é rico em silício (útil na formação dos ossos, na prevenção da osteoporose e em terapia da fragilidade dos ossos).

• Combinado com feijão pode auxiliar na prevenção de câncer oral.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.