Em Cima da Hora
recent

Em Diadema, O Infarto e o AVC são as maiores mortalidades

da Revista Universo

As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte em Diadema. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, e mostram que 35% dos óbitos registrados na cidade são provocados por complicações em pacientes com hipertensão, como infarto do miocárdio e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Os números referem-se aos casos registrados em 2008. Em 2007, o quadro era o mesmo. De acordo com a prefeitura, vão direcionar mudanças no sistema público de atendimento às doenças crônicas degenerativas, como hipertensão e diabetes.

O índice de Diadema é maior que a média estadual para o mesmo período, de 29,9%. Em São Paulo, as complicações decorrentes de doenças do aparelho circulatório também são as que mais matam.

De acordo com a secretária de Saúde, Aparecida Pimenta, a prioridade para 2010 é investir na capacitação dos 1,2 mil profissionais da rede - entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e psicólogos. O objetivo é fazer o diagnóstico precoce da hipertensão e reforçar as ações preventivas.

“Temos de monitorar os fatores de risco, que são sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e estresse. São questões relacionadas ao modo de viver das pessoas. E por isso é mais difícil promover as mudanças”, avalia a secretária.

O levantamento mostra ainda que a segunda causa de morte na cidade em 2008 foram as externas, com 13% dos óbitos, como acidentes de trânsito e homicídios. Em 2007, eram as neoplasias (câncer).
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.