Em Cima da Hora
recent

O Sol prejudica os olhos, Fique alerta

da Revista Universo

Até que as pessoas se preocupam em usar filtro solar. Talvez não na quantidade ideal e nem da maneira correta. Mas, em relação ao uso de óculos de sol, a conscientização do brasileiro é muito pequena. Prova disso foi o levantamento realizado em 18 meses pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, com 223 pacientes. O estudo mostra que oito em cada 10 dos entrevistados usam filtro solar na pele, mas 70% não usam lentes corretivas com proteção. Apesar de 42% serem portadores de problemas de refração (miopia, astigmatismo ou hipermetropia). Outro dado da pesquisa revela que mais da metade, 57,6% desconhece os malefícios que a radiação UV pode causar os olhos. E são muitos.


O Casal mostrando a pescaria em Caravelas, na Bahia


O retificador Ivanildo Bona Sant’Ana, 34 anos, já sentiu alguns incômodos por não se proteger do sol. Em 2007, abdicou muitos finais de semana e fez o curso de mergulhador profissional. A paixão pelo mar é antiga e ele coleciona fotos das pescarias, mas os cuidados vieram junto com a esposa. Lucielle Sodré Bona, 28 anos, foi gerente de uma ótica e não poupa gastos para ter óculos de qualidade. “Não gosto de usar óculos de sol de camelô porque as lentes não têm proteção. Os olhos do Ivanildo lacrimejavam muito e ele também tem sensibilidade à claridade. Então, resolvi presenteá-lo com um óculos”, diz. E o ‘maridão’ gostou. “Melhorou bastante. A vista fica mais descansada e parei de coçar os olhos”, garante.

Lucielle está certa. Óculos sem proteção expõem ainda mais a pessoa ao sol. “Eles devem ser evitados porque as lentes escuras dilatam a pupila e permitem maior penetração da radiação e luz azul nas porções dos Olhos.'', Segundo especialista.

O casal Lucielle e Ivanildo protegidos do sol com óculos de qualidade

De acordo com o oftalmologista, nesta época do ano as consultas aumentam em 20%. Sendo que a conjuntivite responde por 64% desses atendimentos, fotoceratite por 26% e olho seco por 10%. A falta de proteção também aumenta em 60% a chance de surgir a catarata e o risco de desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Cuidados

Cuidados simples podem ajudar. Não compartilhar colírio, toalhas, fronhas ou maquiagem, manter as mãos limpas e não coçar os olhos. O aumento da temperatura faz a proliferação de bactérias crescer. De acordo com o médico, pesquisas mostram que os locais mais comuns de contaminação são nos carrinhos de supermercados e interruptores de luz.

Prevenção

“Os olhos precisam ser protegidos desde a infância, porque os efeitos da radiação UV são cumulativos e passamos a maior parte do tempo expostos ao sol na infância e adolescência. Tanto que em país como a Austrália, chapéus de abas largas foram adicionados aos uniformes escolares há alguns anos. A prevenção ainda é o melhor remédio para proteger a saúde,” ressalta.

Calor e viagens aéreas Ressecam a lágrima

Usuários de lentes e mulheres em período de pós-menopausa têm maior ressecamento da lágrima durante o verão em viagens aéreas prolongadas. “Tomar diariamente uma colher de sopa de óleo de linhaça pode melhorar a qualidade da lágrima. Mesmo assim, recomendo carregar lubrificante ocular nas viagens aéreas e retirar as lentes de contato porque o ar nos aviões é muito rarefeito e permanecer com lente de contato pode ferir a córnea”, orienta o Queiroz Neto.

Conheça os males do sol e da radiação UV

Pterígio - um tecido carnoso que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. Os principais sintomas são olho vermelho (irritado) e fotofobia.

Fotoceratite – Inflamação no epitélio, camada externa da córnea, com sensação de areia, irritação. É provocada pelo reflexo da radiação na areia branca das praias ou na superfície da neve,

Catarata Turvação do cristalino, interferindo na absorção da luz que chega a retina, causando uma visão progressivamente borrada. A leitura fica mais difícil e dirigir um carro pode se tornar perigoso. O portador de catarata pode se sentir incomodado por luz forte ou ver halos ao redor das luzes.

Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) - A radiação UV causa lesões na mácula (porção central da retina que nos permite ver detalhes) afetando tanto a visão para longe quanto para perto. A DMRI é uma das principais causas de cegueira definitiva na raça branca que pode dificultar ou até mesmo impedir a realização de algumas atividades, como ler, escrever ou costurar.

Pálpebras - Manchas de senilidade (envelhecimento), rugas, pele seca e até lesões cancerígenas.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.