Em Cima da Hora
recent

Fique por dentro da Prisão de Ventre

da REVISTA UNIVERSO


A prisão de ventre é a dificuldade para evacuar devido a uma constipação intestinal - retenção das fezes no intestino grosso.





Sintomas:


Desejo freqüente de evacuar - sem sucesso, dores e mal-estar intestinal, inflamação do abdômen, cólicas.


Causas:


- Falta de fibras* na alimentação
- Falta de ingestão habitual de frutas e verduras
- Pouca ingestão de água diariamente
- Falta de exercícios físicos
- Gravidez, Estresse e Ansiedade
- Fisiológicas e genéticas


A falta de fibras na alimentação pode ocasionar:


- Obesidade, gota, diabete, pedra nos rins e na vesícula.


- Hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, varizes e embolia pulmonar.


- Apendicite, constipação intestinal, divertículos, hemorróidas, câncer de cólon.


- Cárie dental, anemia perniciosa e esclerose múltipla.


Dúvidas Frequentes


Maçã, Banana, pode ser consumidas com Prisão de Ventre?


Pode, mas há senões. Para alguns especialistas, a casca da maçã contribui para prender ainda mais o intestino. Segundo eles, comer maçã descascada e, melhor ainda, cozida está liberado. Outros acham que não há nenhum problema em ingeri-la com casca e tudo numa situação dessas. Até porque a casca seria uma fonte de fibra, que libera o tráfego intestinal. Em relação à banana, não existe nenhuma restrição. Ela não piora o quadro, mas também não ajuda, ou seja, não está entre os alimentos famosos por dar um chega-pra-lá no desconforto. A banana-maçã, no caso, é a menos indicada devido à sua composição.


Aumentar o consumo de oleo nas refeições, ajuda?


Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas! Os extremos nunca são bons.


Mulheres na Maioria




''De cada cinco jovens que sofrem com o problema, quatro são mulheres”, conta Frederico Magalhães, gastroenterologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


''A prisão de ventre tem a ver com a constituição do corpo feminino, a ação dos hormônios, a ingestão de anticoncepcional – que altera a flora intestinal – mas, também, com a vergonha que as garotas sentem para ir ao banheiro”, diz Frederico.


Alerta


“Fique atenta à periodicidade e à consistência das fezes. Se você sempre vai ao banheiro uma vez a cada dois dias, esse é o seu padrão, portanto, só se preocupe caso o ritmo mude. Quanto à consistência, se as fezes são ressecadas e causam desconforto ao sair, mesmo que saiam diariamente, existe um quadro de prisão de ventre”, diz Alex Botsaris, médico especializado em acupuntura e medicina chinesa.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.