Em Cima da Hora
recent

Esquizofrenia: Saiba Mais

da REVISTA UNIVERSO




ESQUIZOFRENIA:

Uma Outra Face


O Que é Esquizofrenia?

A Esquizofrenia é uma doença psiquiátrica e é provavelmente a mais angustiante e incapacitante de todas elas. A esquizofrenia é muitas vezes descrita de forma incorreta como "desdobramento de personalidade". Isto pode constituir a tradução literal mas a esquizofrenia é na realidade uma doença do cérebro, que afeta de forma grave a forma de pensar da pessoa, a vida emocional e o comportamento em geral.

As pessoas com esquizofrenia sofrem de sintomas psicóticos. Entre estes, contam as alucinações (observar as coisas de forma diferente), delírios (crenças de natureza bizarra ou paranóide que não são verdadeiras), alterações do pensamento ou medo.

Os delírios, visões e as alucinações constituem os sintomas psicóticos ou positivos. Os "sintomas negativos" também surgem ao fim de algum tempo: as pessoas ficam ausentes, mostram muito pouca iniciativa e têm uma vida emocional embotada. Muitas vezes, as pessoas com esquizofrenia sofrem de isolamento social, ou seja torna difícil estabelecer contato com outras pessoas e têm dificuldades em funcionarem sob estresse. As alterações do pensamento são também comuns com consequências como resultados escolares medíocres ou problemas profissionais.



Uma importante característica reside no fato de as pessoas com esquizofrenia não terem qualquer ideia de que estão a sofrer da doença. Perdem contato com a realidade.

Quais são os sintomas das alucinações?

Uma alucinação surge quando alguém vê, ouve, saboreia ou sente coisas que na verdade "não estão lá". A alucinação que acontece mais vezes consiste em escutar vozes que mais ninguém pode ouvir ou ver coisas que não estão presentes. Alguns podem "sentir" que a sua pele está literalmente se deslocando. A comida pode ter um sabor diferente. As alucinações são comuns entre as pessoas sob o efeito de drogas ou em pessoas com esquizofrenia. Os sintomas podem ser muito assustadores, mas para os doentes são reais.

Quais os sintomas dos delírios?

Os delírios são crenças de natureza bizarra ou paranóide que não são verdadeiras. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de delírios desempenham um papel central neles. Pensam que são Deus, a Virgem Maria ou Napoleão; que estão sendo perseguidas ou então estão convencidas de que estão sendo espiadas ou que alguém conspira contra elas.

O delírio tem de tal modo um papel importante na percepção da pessoa, que toda a sua vida é drásticamente afetada. Por exemplo, se as pessoas que estão sofrendo de delírios pensam que alguém as está tentando envenenar, a sua dieta irá mudar ou poderão mesmo deixar de alimentar durante períodos prolongados.

Quais são os Primeiros sinais?

Os primeiros sinais da esquizofrenia aparecem tipicamente na adolescência ou no início da idade adulta. Os efeitos da doença são confusos e muitas vezes chocantes para as famílias e amigos. As pessoas com esquizofrenia sofrem de dificuldades nos seus processos de pensamento, que conduzem a alucinações, delírios, desorganização do pensamento e discurso ou comportamento incoerente. Todos estes sintomas significam que as pessoas afetadas pela doença ficam limitadas na sua capacidade de interagir com outras pessoas e muitas vezes retiram do mundo exterior. Ao contrário da crença habitual, as pessoas com esquizofrenia não têm "desdobramento de personalidade" e a grande maioria das pessoas que sofrem de esquizofrenia não constituem perigo para os outros. As pessoas com esquizofrenia têm muito maior probabilidade de se constituírem elas próprias como vítimas de violência e de crimes do que de cometerem, por si mesmas, atos violentos.



Os seguintes sintomas são sinais precoces de alarme para a esquizofrenia:

Isolamento social e deixar de passar muito tempo com pessoas da mesma idade;

Perda de memória, por exemplo esquecer onde as coisas foram colocadas;

Alterações da percepção: quando os objetos mudam subitamente de tamanho ou de cor;

Paranóia: pensam que alguém está falando acerca delas e que as coisas estão sendo feitas "nas suas costas";

Preocupação extrema com religião, filosofia, ocultismo, etc.; ou mesmo tornar membro de uma seita ou culto;

Alterações do pensamento: argumentos incoerentes, ilógicos ou abstractos;

Dificuldade em manter a atenção: distrair-se com facilidade;

Depressão;

Agressão, irritabilidade ou hostilidade inesperada;

Falta de energia;

Perturbações do sono: muitas vezes acordado/a à noite e a dormir durante o dia;

Medo, tremor das mãos ou voz trémula;

Perda de apetite, ou pelo contrário apetite voraz;

Deterioração da higiene pessoal, ex. tomar muito poucas vezes banho ou lavar raramente;

Problemas de integração;

Delírios.

Um em cada Cem

A esquizofrenia afecta entre 1% das pessoas durante a sua vida. A esquizofrenia está presente em todo o mundo, sendo a prevalência da doença muito semelhante entre os diferentes países. A esquizofrenia representa a doença mais destrutiva para os jovens. Os homens e as mulheres têm risco idêntico de desenvolver a doença. Enquanto que na maioria das pessoas do sexo masculino a doença surge entre os 16 e os 25 anos, a maioria das pessoas do sexo feminino desenvolve os primeiros sintomas entre os 25 e os 30 anos.

Impacto

A maioria das pessoas com esquizofrenia sofrem ao longo das suas vidas, perdendo desta forma oportunidades de carreira e de relacionamento. Como consequência da falta de compreensão pública existente relativamente à doença as pessoas com esquizofrenia, muitas vezes, sentem isoladas e estigmatizadas e podem ter relutância ou incapacidade em falar sobre a sua doença. Embora a disponibilidade de novos medicamentos com menos efeitos secundários tenha melhorado a vida de muita gente, mesmo atualmente, apenas numa pessoa em cada cinco das afetadas pode falar em "recuperação" da doença e uma, em cada dez pessoas com esquizofrenia, cometem suicídio.

De todas as doenças mentais, a esquizofrenia é provavelmente a que apresenta mais dificuldades para todos os envolvidos. Os doentes sofrem, sem qualquer dúvida, uma enorme perturbação das suas vidas. No entanto, as famílias e os amigos são também profundamente afetados, devido à angústia de verem os efeitos da doença no seu ente querido, e como resultado da sobrecarga necessária para a assistência ao doente. Enfrentar os sintomas da esquizofrenia pode ser especialmente difícil para os membros da família que se recordam de como a pessoa era ativa e dinâmica antes de ficar doente. Apesar de existirem inequívocas evidências do contrário, algumas pessoas ainda acreditam que o que causa a esquizofrenia são maus pais ou fraca força de vontade. Ora, tal não é de todo o caso. A esquizofrenia é uma doença complexa, que se pensa ser devida a um número de factores actuando em conjugação. Estes factores parecem incluir influências genéticas, traumatismos (lesões) do cérebro ocorrendo na altura do nascimento ou no período envolvente, juntamente com os efeitos do isolamento social e/ou estresse. Outros parâmetros podem também ser importantes, mas nenhum factor pode ser incriminado isoladamente como causa da esquizofrenia. Em vez disso, pensa que cada um destes factores pode aumentar o risco de que uma pessoa venha a desenvolver sintomas.

Diagnóstico da esquizofrenia

A maioria das doenças psiquiátricas são muito difíceis de diagnosticar e a esquizofrenia não constitui excepção, uma vez que não existem testes que possam identificar alguém com esquizofrenia. O diagnóstico depende da exclusão de outras causas que possam originar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia (tais como abuso de drogas, epilepsia, tumores cerebrais e disfunção tiroideia). É importante excluir outras doenças, porque algumas vezes as pessoas têm sintomas mentais graves, ou mesmo psicoses, devido a situações médicas subjacentes que não são diagnosticadas. Por este motivo, uma história clínica deve ser colhida e um exame físico e testes laboratoriais devem ser efetuados para excluir outras causas possíveis, antes de concluir que alguém sofre de esquizofrenia. Além disso, como as drogas que se consomem habitualmente podem causar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, devem ser pesquisadas estas substâncias em amostras de sangue ou de urina dos doentes em causa.

Após ter excluído outras causas, o médico deve então efetuar um diagnóstico, baseando apenas nos sintomas observados no doente e descritos pelo mesmo e pela família. Isto pode provocar problemas e atrasos no diagnóstico porque muitos sintomas podem só ser evidentes quando a doença já está avançada. Mesmo nessa altura, para que se possa estabelecer um diagnóstico formal, os sintomas devem estar presentes durante pelo menos seis meses.

Próxima Reportagem:

Amanhã, Quarta-Feira, 27, especialistas falaram sobre a Esquizofrenia, na nova série, Esquizofrenia: Uma Face oculta.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.