Em Cima da Hora
recent

Atentado contra peregrinos xiitas deixa 30 mortos no Iraque



Pelo menos 30 pessoas morreram e 28 ficaram feridas neste sábado em um atentado suicida contra um ônibus de peregrinos xiitas perto da cidade de Samarra, ao norte de Bagdá.

"O homem-bomba entrou no ônibus quando o veículo estava parado em um posto de controle a alguns quilômetros de Samarra e detonou os explosivos", declarou uma fonte policial.

"Recebemos 30 corpos, dois deles de mulheres, e 28 feridos", disse um funcionário do hospital geral da cidade sunita de Samarra, que fica 110 km ao norte de Bagdá.


Milicianos guardam posto de controle em Samarra, Iraque


Os peregrinos voltavam do funeral de um imã xiita em Samarra. As vítimas, passageiros do ônibus e pedestres, são todas iraquianas.

Os soldados proibiram os jornalistas de se aproximarem do local do atentado e do hospital para onde as vítimas foram levadas.

Samarra abriga o mausoléu onde estão enterrados os 10o. e 11o. imã venerados pelos xiitas, Ali al-Hadi (827-868) e Hassan al-Askari (847-874), cuja mortes os fieis comemoram neste sábado.
A destruição do mausoléu de Samarra em um atentado em fevereiro de 2006 provocou violências entre xiitas e sunitas, nas quais centenas de pessoas morreram.

Na quinta-feira, nove peregrinos xiitas morreram e 39 ficaram feridos por uma bomba colocada numa estrada ao norte de Bagdá.

Em janeiro, seis carros-bombas explodiram em menos de uma semana, deixando 57 mortos e mais de 300 feridos entre os peregrinos que participavam numa cerimônia anual de luto e flagelo na cidade santa xiita de Kerbala, sul da capita.

Os ataques as últimas semanas demonstram que o conflito interreligioso continua vivo no Iraque.

O atentado de Samarra é o mais violento no Iraque desde 27 janeiro,quando um carro-bomba matou 48 pessoas em um enterro num bairro xiita de Bagdá.

O mês de janeiro foi particularmente violento, com um total de 259 mortos (159 civis, 55 policiais e 45 soldados), segundo cifras oficiais, depois do recorde de 273 mortos em setembro de 2010.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.