Em Cima da Hora
recent

Marte já teve Oceano que cobria 36% do planeta

da Revista Universo

Um estudo apresentado ontem por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, apontou que um vasto oceano cobriu um terço de Marte há cerca de 3,5 bilhões de anos. O conjunto de águas ficaria no Norte do planeta e teria o tamanho do Oceano Atlântico.

Depois de analisarem 52 deltas deixados por rios ancestrais, os pesquisadores notaram que a foz de muitos cursos d’água tinha altura coincidente, indicando, assim, que ali existiu um oceano.

A pesquisa também apontou que um imenso lago cobriu 36% do Planeta Vermelho, e o volume de água era de 134 milhões de km³ e equivalia a cerca de um décimo dos oceanos que existem hoje na Terra. Além disso, os cientistas também concluíram que Marte já teve um ciclo hidrológico parecido com o do nosso planeta, que inclui as chuvas, as águas correntes, a formação de nuvens e de gelo, e o acúmulo de água no subsolo.

Desde a década de 1980 cientistas fazem estudos que sugerem a existência de um oceano no planeta. “A nossa investigação iniciou-se um pouco como uma piada”, disse Gaetano Di Achille à Nature, que assinou o estudo juntamente com Brian Hyneck.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.