Em Cima da Hora
recent

A testosterona influencia a capacidade de amamentação

da Revista Universo

Os níveis de testosterona da mulher durante a gravidez pode determinar a capacidade que ela terá de amamentar o filho, sugere um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e publicado na revista especializada Acta Obstetricia and Gynacologica Scandinavica.

A pesquisa foi realizada com 180 gestantes, incluindo algumas que dariam à luz bebês pequenos, o que indicaria altos níveis de testosterona. Foram levados em consideração, ainda, idade, escolaridade das pacientes, e o fato de serem ou não fumantes.

De acordo com os cientistas, o hormônio - responsável pelas características masculinas mas que as mulheres também possuem - pode afetar o desenvolvimento do tecido glandular do seio da mãe. Eles verificaram relação entre altos níveis de testosterona da mãe e baixas taxas de amamentação, dos três aos seis meses do bebê.


Sem Culpa

Os pesquisadores enfatizam que não há problema em dar ao bebê outro tipo de leite nestes casos. "A mãe que enfrenta dificuldades não deve se sentir culpada. E o bebê não vai sofrer se for alimentado com outro leite", destaca o professor Sven Carlsen, chefe da pesquisa.

Ainda são estudados outros fatores biológicos que podem afetar a capacidade de amamentação da mulher.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.