Em Cima da Hora
recent

Pesquisa revela, Escolas Brasileiras não sabem usar o computador para fins didáticos

da Revista Universo

De acordo com uma pesquisa da Fundação Victor Civita, professores de escolas só usam os recursos mais simples do computador com seus alunos, como softwares de edição de texto ou de apresentação.

Especialistas culpam este problema no governo. Segundo o professor Sérgio Amaral da Unicamp, o investimento feitos pelos governos – federal, estaduais ou municipais – se tornam “uma estupidez”, pois não há preparação dos professores para trabalhar com as tecnologias.

Amaral diz que o problema não é a falta de computadores, e sim o fato de que os professores não os utilizam como instrumentos didáticos.

Segundo ele, a falta de preparo também é culpa do governo, pois os próprios cursos de graduação não preparam os educadores para a tarefa.

Para Amaral, quando o recurso é mal utilizado ele acaba sendo apenas um gerador de despesas. “Um computador caro vira um retroprojetor,” brinca.

Este estudo também indicou que apenas 28% das escolas contam com um professor de informática. Segundo Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa, há uma relação direita entre a existência de orientadores de informática com a qualidade de ensino em escolas.

“Onde esse professor está, o trabalho é melhor”, diz Danneman. “O importante é garantir a formação de todos os professores, [o que vai] melhorar a utilização da tecnologia como ferramenta para a aprendizagem de todos os conteúdos.”
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.