Em Cima da Hora
recent

Três Milhão de Jovens sofrem com problemas de pressão no Pais

da Revista Universo

Mais de 3 milhões de crianças e adolescentes no Brasil apresentam sintomas de uma doença perigosa, que muita gente ainda acha que só atinge adultos e idosos: a hipertensão arterial, conhecida como pressão alta.

No corpo humano, o sangue é bombeado pelo coração e vai para todos os órgãos através dos vasos sanguíneos, que são chamados de artérias. A pressão que o sangue exerce ao percorrer esses vasos é chamada de pressão sanguínea ou pressão arterial. Quando essa pressão sobe além do normal, o paciente sofre de hipertensão. Cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes sofrem com essa doença no País, de acordo com Sociedade Brasileira de Hipertensão.

“A hipertensão se inicia na infância. Quando adulto tem sintomas, isso se iniciou quando ele era mais novo, já que a criança normalmente não apresenta esses sintomas. A orientação universal é de que, a partir dos três anos, as crianças já devem verificar a pressão arterial”, disse o médico pediatra João Guilherme Bezerra Alves.

O médico também explica alguns motivos da hipertensão. “Basicamente, o que está associado à hipertensão, são os maus hábitos de vida. Como, por exemplo, a inatividade física. Também a alimentação, que causa excesso de peso e obesidade. Infelizmente, os pais ainda consideram crianças mais gordinhas como sinal de saúde, mas isso não é verdade. É importante cuidar porque o adulto, quando chega hipertenso, não tem mais retorno. Já na criança, se você detecta, consegue controlar com orientações, e ela não vai chegar a ser hipertensa”, concluiu.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.