Em Cima da Hora
recent

Amendoim: Bom para o Coração, Cheio de propriedades a Saúde

da REVISTA UNIVERSO


Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no amendoim, são gorduras do bem, pois contribuem para diminuir a oxidação, ajuda a aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas de colesterol bom (HDL que tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado), esse processo é fundamental para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares.


O amendoim é uma boa fonte de gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura, predominante na dieta mediterrânea, é fundamental para um coração saudável.




O LDL em excesso no sangue acaba provocando aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, o que impede o fluxo de sangue, o amendoim além de ser um alimento que possui renovadores celulares para proteger contra o envelhecimento precoce, protege os vasos sanguíneos, tem ação antiinflamatória, afasta dermatites e seborréia, combatem o enfraquecimento dos cabelos e de unhas, regula a oleosidade. As fibras ajudam no emagrecimento e gera saciedade, as gorduras monoinsaturadas ajudam a perder peso, pois ativam o metabolismo da queima de gorduras, são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável, ajudam a converter os estoques de gordura corporal em energia. O Omega-6 é encontrado no amendoim é um renovador celular, que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, o selênio é eficaz na redução do estresse emocional, físico e celular.


O amendoim que contém não só ácido oleico como o mesmo tipo de gordura saudável que encontramos no azeite de oliveira tem ainda a vantagem de ser muito saboroso e rico em antioxidantes.




Embora não apresente índices de antioxidantes tão elevados como, por exemplo, os dos frutos vermelhos – a romã, a amora, o morango, entre outros - têm, no entanto, um índice de antioxidante muito mais elevado que outros frutos, como a maçã, a cenoura e a beterraba. O amendoim contem uma alta concentração de polifenóis antioxidantes, principalmente um composto chamado ácido p-cumárico, que aumenta o índice de antioxidante em mais 22%.


O resveratrol é um flavonóide que tinha sido inicialmente encontrado na uva vermelha e no vinho tinto, chegou-se agora á conclusão de que também existe no amenodim.


O resveratrol só por si (um nutriente purificado por via intravenosa, e não através da ingestão de alimentos) é um fitonutriente que ajuda a aumentar em cerca de 30% o fluxo sanguíneo no cérebro, reduzindo portanto o risco de derrame.





O amendoim possui magnésio (fortalece os músculos, essencial para estresse e o sistema nervoso, é importante para a circulação), cálcio (previne osteoporose e fortalece a estrutura óssea).
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.