Pages

Subscribe:

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Saiba os beneficios do Aipim na Saúde

da Revista Universo



O aipim, também conhecido como mandioca e macaxeira, é uma planta da espécie Manihot esculenta pertencente à família Euphorbiaceae, da qual fazem parte mais de 7000 espécies. Nativa da América do Sul, possivelmente da região sudoeste da Amazônia, o aipim é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo, por ser uma planta com raízes comestíveis. As raízes tuberosas do aipim, que são as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos). De acordo com as características morfológicas externa do aipim, podemos descrevê-lo como sendo uma planta perene, arbustiva, que pode chegar a uma altura de até 3 metros. As folhas são palmadas de coloração verde quando adulta e em tons de roxo e verde quando a folha é jovem. O pecíolo pode estar na coloração verde, verde-avermelhado e vermelho-esverdeado. Já o caule é encontrado em tons de marrom-claro, marrom-escuro, róseo e ate mesmo prateado. Suas raízes que chegam a ter de 30 a 90 centímetros de comprimento possuem forma cônica e são recobertas por uma casca áspera de coloração marrom. A planta desenvolve-se muito bem em solos de franco-arenoso a argilo-arenoso que sejam bem drenados e cuja temperatura esteja em torno de 25ºC.

Propriedades

Mantém ossos saudáveis e ajuda a controlar impulsos nervosos

A mandioca é boa fonte de carboidratos, de calorias e contém grande quantidade de vitaminas B.

A mandioca é uma boa fonte de carboidratos e fonte de vitaminas do complexo B. Possui cálcio, fósforo e potássio.

Curiosidade

Apesar do nome, a mandioquinha salsa — também conhecida como batata baroa — não é parente da mandioca, mas da mesma família da cenoura.

Receita: Caldo Verde

Ingredientes:

300 g de carne (pode ser patinho)
2 dentes de alho
2 colheres de azeite de oliva
½ cebola
½ kg de batata (2 batatas grandes)
1 mandioca (350g)
1 caldo concentrado de carne1 maço de couve manteiga
2 litros de água filtrada fervendo
sal e pimenta
Opcional: Temperos a gosto (pimentas, noz moscada)

Preparo:

Em uma panela
coloque o alho, o azeite e a cebola, refogue junte as batatas, a carne, a mandioca, a pimenta e o caldo concentrado de carne. Coloque sal a gosto. Ferva a água e acrescente 4 folhas de couve rasgada. Deixe ferver por 10 a 15 minutos. Bata no liquidificador ou peneire todo o caldo cozido, volte para a panela e deixe ferver por mais 5 min com 2 xícaras de couve picada bem fininha. Sirva bem quente com torradas.

1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa é incrível! Eu não dava muito valor ao Aipim (ou mandioca) não sabia quantas propriedades nutricionais ele tinha.

Postar um comentário