Em Cima da Hora
recent

Sentir Ciúme implica ter Cuidado

da Revista Universo



Este sentimento que normalmente se diz ser sentido por todos aqueles que amam, pode facilmente se tornar numa doença, já que a linha que separa a realidade da imaginação.

As dúvidas começam a ser sobrevalorizadas e a pessoa é impelida a verificar se as suas dúvidas são ou não exatas, entrando num ciclo delirante de medos e desconfianças. Os especialistas distinguem habitualmente, dois tipos de ciúme: o ciúme normal e o patológico.

Durante o período de gravidez, muitas são as mulheres que desenvolvem este sentimento, não só porque o desejo sexual diminui como também porque quando se olham ao espelho se acham desajeitadas.

Mas, o que é na realidade o ciúme?

O conceito diz que é uma emoção humana, comum entre todos nós. No entanto, através deste conceito, torna complicado fazer distinções entre estas duas categorias de sentimentos. O ciúme normal foi e, ainda hoje é considerado salutar já que está relacionado com a paixão e dedicação à pessoa que amamos. Para muitos, ess sentimento está relacionado com a necessidade de preservar algo importante, sem possessividade e desconfiança. É um ato de honra e moral, que pretende defender os valores da família e do amor. Podemos então dizer que é um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça aos alicerces ou qualidade de uma relação íntima por nós valorizada.

O ciúme patológico é entendido como o conjunto de sentimentos perturbadores, desproporcionados e absurdos que determinam alguns comportamentos excêntricos e discordes que nem sempre estão relacionados com a hipótese de infidelidade, mas sim com a possibilidade de perda da pessoa ou objecto amado.

Como se caracterizam?

Embora se tenham realizado estudos relacionados com o ciúme, os especialistas não conseguem, por vezes, separar as diferentes formas de ciúme. Ainda assim, definem o chamado “ciúme normal” como sendo transitório, com uma causa específica e baseado num contexto real. No caso do “ciúme patológico”, os especialistas referem que, por norma, as causas são absurdas, irreais e retiradas de um contexto inexistente.

Nestes casos, as pessoas chegam a ter delírios relacionados com a ameaça de um rival. Experimentam várias emoções como a ansiedade, a raiva, a vergonha, a insegurança, a humilhação, etc. Todas estas emoções podem ainda descambar em violência, pois, o potencial destes indivíduos, para estas atitudes, é elevado. Um dos grupos mais afectados por este problema são os alcoólatras.

No caso dos homens o que acontece é que, devido aos problemas de impotência sexual provocados pelo álcool, estes sentimentos desenvolvem criando uma imagem irreal de infidelidade. No caso das mulheres, fatores como a gravidez ou a menopausa (momentos em que o desejo sexual é menor), são também fatores que desencadeiam estes sentimentos a auto-estima é menor e a insegurança aumenta.

Como identificar?

Os tipos de ciúme são, por norma, identificáveis através dos “delírios” que a pessoa sofre. Cada delírio poderá ter um tema base predominante, sendo considerados, para especificar o ciúme, os seguintes:

Persecutório - Quando um indivíduo cria uma situação delirante em que alguém próximo dele está a ser maltratado;

Erotomaníaco - Neste delírio, a pessoa pensa que outro indivíduo, de uma posição mais elevada, está apaixonado por si;

Ciumento - A pessoa que delira pensa que o seu parceiro ou parceira é infiel;

Somático - Delírio de que a pessoa tem algum defeito físico ou uma doença;

Grandioso - Delírios de grande valor, autoridade, discernimento, semelhança, ou de relação especial com uma divindade ou pessoa.

Misto - Delírio que combina dois ou mais temas de um destes tipos acima referidos, sem que um sobressaia.

Há ainda o ciúme do tipo inespecífico no qual os sentimentos e delírios estão muito próximos do ciúme obsessivo. Neste caso, os pensamentos são cismas, e buscas por evidências da infidelidade. Muitos dos indivíduos que sofrem deste problema não gostam e tem vergonha pelo fato de ter estes pensamentos, tentando afastar o mais possível.

Prevenção

Se você sente ciume, acautele-se. O ciúme é como uma planta daninha que se aloja no seu coração, cresce e desenvolve, alimentando das suas emoções. Passo a passo, lentamente … como um predador na calada da noite, vai dominando os seus mais puros sentimentos. Um dia… essa pequena plantinha a que até o seu marido achava graça, desenvolveu cresceu… e… qual planta carnívora, pode devorar o seu Casamento, ou Namoro.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.