Em Cima da Hora
recent

Exagero da ceia de fim de ano, Ensina a preparação do corpo para o Reveillon

da Revista Universo

Todo fim de ano é a mesma coisa: a mesa farta das festas de fim de ano é um convite ao descontrole, mas a ingestão de comidas pesadas e excesso de bebidas alcoólicas pode, literalmente, estragar toda a comemoração. Para quem já exagerou no Natal, na confraternização com os amigos e nas festas do trabalho, o segredo é tentar moderar na alimentação a partir de agora, para iniciar o novo ano com o organismo em dia.

De acordo com o gastroenterologista Hélio da Silveira Pires Junior, quem se fartou de comer ou beber nos últimos dias, deve, primeiramente, fazer uma desintoxicação a base de líquidos. “A ingestão de uma dose por hora de água, sucos naturais e isotônicos é importante para reidratar o organismo. Principalmente nessa época de muito calor, o exagero com as bebidas alcoólicas geram um mal-estar muito grande”, pontua.

Nessa semana de folga para o organismo,o médico também orienta evitar os alimentos de difícil digestão. “Para quem ainda está se recuperando, também vale tomar chás gelados que não contenham cafeína e optar por saladas e alimentos que contenham mais nutrientes”, pondera. Para quem ficou de ressaca após uma noite de bebedeira, a dica é ingerir, além de sucos e doces a base de frutas, carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a glicose perdida.

O médico alerta, no entanto, que a interrupção completa da alimentação como forma de compensar o estrago feito é um equívoco e pode comprometer ainda mais a saúde. “Muitas pessoas, com culpa, simplesmente deixam de comer. Mas o organismo que foi sobrecarregado, ao ser submetido a uma condição de privação total, também irá manifestar sintomas como cansaço, mal-estar e queda de concentração”, avalia.

Desconforto

Pires Júnior explica que o organismo castigado pelos excessos pode desencadear doenças gastrointestinais - patologias que ocorrem nos órgãos do sistema digestivo como intestino, estômago e fígado, entre elas a sensação de empachamento (estômago cheio), dor de estômago, náuseas, dor de cabeça, diarréia e até mesmo vômito. Para evitar esse desconforto, ele diz que é preciso encarar as festas de final de ano como um momento de confraternização.

“Comer é gostoso, mas não se deve direcionar a noite para a comida. E as refeições nessas festividades devem ser pausadas e bem mastigadas. Nessas ocasiões, a palavra-chave é cautela”, recomenda o especialista.

Ao pensar na ceia para celebrar a chegada do Ano Novo, o gastroenterologista afirma ser perfeitamente possível dar preferência para alimentos leves, sem excesso de carnes gordurosas, aproveitando a grande variedade de peixes, legumes e frutas cultivados no Brasil. “Também é recomendado substituir alimentos fritos por assados, cozidos e grelhados, além de optar por carnes magras, já que a gordura dificulta demais a digestão e causa a sensação de estômago sempre cheio”, acrescenta.

Moderação é a palavra de ordem nessas ocasiões também em relação à bebedeira. Conforme indica Pires Júnior, a melhor forma de prevenir a ressaca é beber menos e se alimentar e ingerir líquidos entre as doses. “O álcool é absorvido mais rápido quando a pessoa não come e, nesse caso, os efeitos são muito piores”, observa.

No entanto, ele salienta que só há um jeito de anular a possibilidade de não sofrer com os sintomas da bebedeira: não ingerir álcool. Nem mesmo engolir um remedinho antes e depois é capaz de impedir que um beberrão acorde com a cabeça rodando, o estômago embrulhado e a boca seca.

“Medicamentos do gênero combinam analgésicos com outras substâncias que apenas diminuem o mal-estar generalizado, mas não resolvem o problema. O melhor é usar o bom-senso”, completa.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.