Em Cima da Hora
recent

Aveia em Flocos: Deliciosa, e Saudável

da Revista Universo



A aveia é um cereal de alto valor nutricional. Cereal rico em proteína, fibras, ácidos graxos, vitaminas e minerais; é considerado alimento funcional já que seu consumo frequente, previne e trata algumas doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino e o colesterol ruim. Tudo isso por ser rica em β-glucana, um tipo de fibra solúvel, também enontrada na soja, que faz maravilhas para sua saúde.

A β-glucana da aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso; rmelhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), reconheceu o efeito da β-glucana na redução da absorção de colesterol, mas alerta que seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis

A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana.

A recomendação de consumo diário é de 3g de β-glucana de aveia por dia, que equivalem a três colheres de sopa de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g).

Se você gostou da idéia e pretende incluir este cereal na sua alimentação seja comendo biscoitos de aveia, pães, mingaus, em sopas, com frutas ou em vitaminas e iogurtes, o consumo da aveia significa mais saúde no seu dia-a-dia, porém, preste atenção também ao valor calórico. A quantidade recomendada acima de farinha de aveia, por exemplo, equivale em energia a 1 ½ pão francês ou seis bolachas salgadas ou 6 colheres de sopa de arroz. Então, procure fazer substituições, reduzindo um pouco outras fontes de carboidratos ao longo do dia para incluir essa outra.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.