Em Cima da Hora
recent

Temer apresenta a Renan proposta de reduzir 10 ministérios em iminente governo




O vice-presidente da República, Michel Temer, que deve assumir interinamente o comando do Executivo caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada nesta quarta-feira pelo Senado em processo de impeachment, apresentou ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), uma proposta de redução de 10 ministérios.

A informação é do senador peemedebista Romero Jucá (RR), presidente interino do PMDB e um dos auxiliares mais próximos de Temer.

Segundo Jucá, a ideia é unir em uma só pasta os ministérios dos Transportes, a Secretaria de Portos e da Aviação Civil. Também sofreriam uma junção as pastas de Desenvolvimento Social e a de Desenvolvimento Agrário, assim como o Ministério das Comunicações seria incorporado ao de Ciência e Tecnologia.

“O vice-presidente Michel Temer apresentou a nova configuração de proposta para o ministério com redução de 10 ministérios”, disse Jucá a jornalistas, após encontro com Temer e Renan na residência oficial da Presidência do Senado.

“O presidente Michel irá anunciar no momento adequado, mas a ideia é reduzir 10 ministérios”, afirmou o senador.

Na segunda-feira, uma fonte próxima ao vice tinha dito à Reuters que Temer tinha voltado à sua ideia inicial de reduzir o número de pastas para apenas 22, apesar do risco de descontentar aliados que brigavam por mais espaço na Esplanada dos Ministérios.

O plenário do Senado vota hoje, 11, um parecer que recomenda a abertura do processo de impeachment contra Dilma. Se aprovado por maioria simples dos senadores, a petista será afastada da Presidência da República por até 180 dias.

Segundo Jucá, Dilma deve ser notificada da decisão do Senado na quinta-feira de manhã, momento a partir do qual Temer já assume interinamente. O senador calcula que na quinta-feira mesmo o novo presidente já anuncie seu ministério.

“Na quinta-feira, havendo a interinidade... provavelmente ele definirá já na quinta-feira mesmo a nomeação dos novos ministros”, explicou.  

Em conversa com jornalistas após o encontro com Temer, Renan afirmou que o vice está “entusiasmado” com a reforma que pretende fazer. Também afirmou que trataram, na conversa dos procedimentos e do rito do impeachment no Senado.


(Por Maria Carolina Marcello)
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.