Em Cima da Hora
recent

Lula é denunciado no Supremo Tribunal Federal

PAULA MARIA DUARTE
do PORTAL UNIVERSO, em BRASÍLIA, (DF)

De acordo com a denuncia, Lula atuou “na compra do silêncio” do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, a fim de evitar que ele assinasse acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da operação "lava jato".

Foto: Reprodução

O ex-presidente ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a denuncia, Lula atuou “na compra do silêncio” do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, a fim de evitar que ele assinasse acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da operação "lava jato".

De acordo com o procurador Rodrigo Janot, elementos comprovam a participação do ex-presidente na tentativa de evitar a delação do ex-diretor da Petrobras. A denuncia contra o ex-presidente foi oferecida ao STF em um inquérito que já tramitava na suprema corte. 

Os fatos denunciados motivaram a prisão, no ano passado, do senador Delcídio do Amaral,  (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete do parlamentar, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves. As tentativas de comprar o silêncio de Cerveró foi o que motivou a prisão de Delcídio. Segundo a PGR, Delcídio teria oferecido 50 mil reais para a família do ex-diretor, além de um plano de fuga para que Cerveró deixasse o país.

Os fatos teriam ocorrido durante uma reunião que estavam presentes Bernardo e Edson Ribeiro, ex-advogado de Cerveró e Delcídio. Ainda segundo a PGR, o objetivo de Delcídio era evitar que o ex-diretor fizesse acordo de delação premiada.

O senador mais tarde assinou ele próprio acordo de colaboração premiada com a Lava Jato, afirmou que Lula, ao lado do pecuarista José Carlos Bumlai e o banqueiro Esteves, atuou nessa trama com interesse de 'esconder fatos ilícitos' que os envolviam.

"A partir daí, as investigações ganharam novos contornos e se constatou que Luiz Inácio Lula da Silva, José Carlos Bumlai e Mauricio Bumlai [filho do pecuarista] atuaram na compra do silêncio de Nestor Cerveró para proteger outros interesses, além daqueles inerentes a Delcídio e a André Esteves.", escreveu o procurador Janot.

Outro Lado

O Instituto Lula disse em nota que 'a peça apresentada por Janot indica apenas suposições e hipóteses sem qualquer valor de prova'. Ainda segundo o instituto, 'trata-se de uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável, com base unicamente na palavra de um criminoso.'

De acordo com o Instituto Lula, o ex-presidente não participou nem direta nem indiretamente de qualquer dos fatos investigados na operação "lava jato", mas que tem sido alvo de uma devassa. "Suas atividades, palestras, viagens, contas bancárias, absolutamente tudo foi investigado, e nada foi encontrado de ilegal ou irregular", diz a nota. A nota completa dizendo que 'Lula "sempre colaborou com as autoridades no esclarecimento da verdade'.


Cabe agora o ministro do STF, Teori Zavascki, relator da Lava Jato, analisar a denúncia apresentada por Janot. Zavascki deve elaborar um voto e apresentá-lo à Segunda Turma do tribunal. Se o STF aceitar, Lula e os demais investigados se tornam réus.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.