Em Cima da Hora
recent

Enxaqueca: Especialista tira todas as dúvidas



CAIO CAMARGO
da REVISTA UNIVERSO, em Goiânia, (GO)

Saiba mais sobre a Enxaqueca.
Uma doença crônica que ataca homens, mulheres, e até crianças. A Enxaqueca é uma dor de cabeça latejante, muitas vezes acompanhadas de náuseas, vômitos  e problemas na visão. "A enxaqueca é uma doença crônica caracterizada por crises de dor de cabeça auto-limitadas devido a uma disfunção transitória do cérebro. Os sintomas da enxaqueca são de dor de cabeça geralmente do tipo pulsátil, latejante; tipicamente em um lado da cabeça, acompanhada de náusea, às vezes vômitos, e sensibilidade à luz e sons. É uma das cefaleias mais comuns na população geral, presente de 10 a 20% dos indivíduos. É uma das cefaleias mais incapacitantes, responsável por uma média de 4 dias de trabalho perdidos por ano nas pessoas acometidas. Existem modernos tratamentos para enxaqueca que levam a um ótimo controle da doença, bem como rápido alívio das crises de enxaqueca.", afirma o médico neurologista Mario Peres, do o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O especialista Mario Perez tira todas as dúvidas sobre a Enxaqueca.
De acordo com o especialista, existe vários tipos de enxaqueca. "A enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura, enxaqueca cronica, enxaqueca episódica, enxaqueca menstrual, enxaqueca basilar, enxaqueca hemiplégica, aura sem enxaqueca.", descreve o especialista. A reportagem ouviu pessoas que disseram ter crises de enxaqueca, como o caso de Maria Aparecida Diniz, segundo a dona de casa sua enxaqueca compromete sua visão. "A minha enxaqueca altera meu humor, e meus olhos ficam com uma nata colorida e eu não consigo enxergar, além de me provocar vômitos  na maioria das vezes eu preciso correr ao Pronto Socorro para tomar injeção para conseguir aliviar a dor de cabeça.", conta a dona de casa.

A reportagem da REVISTA UNIVERSO consultou especialistas sobre os sintomas descritos pela dona de casa, segundo os especialistas a enxaqueca descrita pela dona de casa Maria Aparecida Diniz se trata da enxaqueca sem 'aura', que são distúrbios visuais, pontos escuros na visão, ou linhas em ziguezague.  Segundo o neurologista Mario Peres, a enxaqueca atinge 20% das mulheres, e 10% dos homens. "A enxaqueca acomete 20% das mulheres e 10% dos homens, mas em determinadas faixas etárias, principalmente na fase mais produtiva, entre 30 e 50 anos, as enxaquecas podem acometer até  30% das mulheres. Em estudo epidemiológico feito recentemente no Brasil foi detectada a prevalência de 15,2% de enxaqueca no Brasil. A enxaqueca é mais comum em pessoas da raça branca, seguida pela raça negra, e menos comum em orientais.", disse o especialista. 

"A mulher tem 2 a 3 vezes mais enxaqueca que o homem. No Brasil 20% das mulheres tem enxaqueca, o que se deve a fatores genéticos hormonais e ambientais", afirma o neurologista. 

Enxaqueca tem Tratamento?

"O primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas é o correto diagnóstico. Quando a dor é diária, mais dias com dor do que sem dor, o tratamento muda consideravelmente. Na enxaqueca, o mais importante é o tratamento preventivo, cuidado com o uso excessivo de analgésicos.", disse o especialista Mario Peres.

De acordo com o especialista, existe tratamentos medicamentosos, e não medicamentosos para tratar as enxaquecas. "Exercícios físicos, psicoterapia, higiene do sono, manejo do estresse, relaxamentos, fisioterapia, acupuntura são formas de tratamento não medicamentosos para enxaqueca. Evitar os desencadeantes é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram.", disse.

Causas de Enxaqueca:

- Estresse, ansiedade, e Preocupação
- Ficar sem se alimentar, bebidas alcoólicas, café em excesso, e adoçantes
- Época menstrual das mulheres
- Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
- Sol, claridade, e alterações climáticas
- Cigarro, e Poluição

Dicas para evitar Enxaqueca:

Aposte nos exercícios físicos, aeróbicos, alongamentos, e cuidado, não sobrecarregue sua massa muscular do pescoço. Evite levar problemas para a hora de dormir, especialistas recomendam que, é necessário ter oito horas de sono para conseguir ter um sono saudável. Saiba controlar o estresse, procure resolver os problemas com calma, lembre-se que o estresse é um dos fatores que pode desencadear a enxaqueca.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.