Em Cima da Hora
recent

Alagoas: Vazamento de cloro em indústria intoxica aproximadamente 130 pessoas

da REVISTA UNIVERSO


Um vazamento de gás, ocorrido no sábado à noite, na fábrica da Braskem, provocou pânico e atingiu vários moradores da região do Pontal e do Trapiche da Barra, em Maceió. Os moradores disseram que ouviram um estrondo e logo em seguida um cheiro forte de gás, mas a assessoria de comunicação da Braskem negou qualquer explosão na planta de gás da unidade da capital alagoana.


Por volta das 18h40 do sábado, alarmes de detecção de vazamento de cloro soaram na planta da Braskem no bairro Pontal da Barra, em Maceió. O alarme só desligou às 20h15, quando a nuvem de gás de cloro se dissipou.


Fábrica da Braskem em Alagoas.



Segundo o diretor técnico do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), Ricardo Cesar Oliveira, cerca de 130 pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado, que fica próximo da unidade da Braskem, com sintomas de intoxicação. Das 130, 31 foram hospitalizadas das quais 5 em estado grave.


"Quando o alarme soou a planta se desligou automaticamente, mas o alarme continuou até 20h15, o que indica que a nuvem só se dispersou nesse horário", disse Oliveira. Ele comentou que o vazamento ocorreu em uma área de compressão de cloro, o que provocou "um estampido forte" que foi associado pelos moradores da vila a uma explosão.


Toda a área da indústria foi isolada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas de resgate dos Bombeiros foram acionadas e levaram os intoxicados para o Hospital Geral do Estado (HGE), que fica nas imediações da fábrica.





Segundo informações de funcionários do HGE, até as 22 horas de sábado, mais de 100 pessoas já haviam dado entrada no hospital, com sintomas de intoxicação respiratória. Enfermeiros contaram que várias pessoas chegaram vomitando sangue. Moradores dos bairros atingidos contaram que muita gente desmaiou com o cheiro forte de gás e cloro. As pessoas não paravam de chegar, carregadas, ao hospital.


Representantes da Braskem não puderam ser contatados para comentar o assunto. Segundo Oliveira, a unidade em que ocorreu o incidente produz cloro para a fabricação de PVC.


O diretor técnico do IMA afirmou que a empresa tem um esquema de retirada de moradores em caso de acidentes, mas no incidente do sábado não foi necessário.


Nota da Empresa


A Braskem informa que anteontem (Sábado), 21/05/2011,às 19h38min, ocorreu um incidente de processo na Unidade Industrial de Cloro Soda Alagoas, que provocou o acionamento de 2 (dois) detectores de cloro existentes na fábrica que têm por objetivo identificar a presença de cloro no ambiente.


Todas as medidas de controle foram tomadas e a situação foi normalizada às 20h:15min. A partir deste momento não houve mais risco de exposição de cloro no ambiente.


As pessoas que moram nas proximidades da fábrica receberam o pronto atendimento do Corpo de Bombeiros e da SAMU no local e, em seguida, foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado. Doze pessoas precisaram de cuidados específicos, mas foram liberadas durante o decorrer da noite de ontem e começo da manhã de hoje. Neste momento nenhuma das doze pessoas encontra-se hospitalizada em virtude do incidente. O atendimento às pessoas foi acompanhado durante todo o período pelas equipes especializadas da Braskem.


Um integrante da Braskem no final da noite sentiu um desconforto, foi prontamente atendido e continua em observação médica. A Braskem está adotando todas as medidas necessárias para a plena recuperação do integrante.


Os órgãos competentes foram comunicados do incidente.


A Braskem está empenhada em prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.