Em Cima da Hora
recent

Remédios para Hipertensão pode provocar o Câncer

da Revista Universo



Cientistas americanos afirmam que um tipo de medicamento usado parar tratar problemas cardíacos pode causar um "modesto" aumento do risco de câncer. Segundo eles, os bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) – receitados para pressão alta e insuficiência cardíaca - aumentam a chance do paciente desenvolver novos tumores. Os resultados foram publicados no site da revista The Lance Oncology.

Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Cleveland, no Estado de Ohio, acompanharam 68 mil pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão, próstata e câncer de mama, 61 mil pacientes com diagnóstico recente da doença e 93 mil pacientes que morreram em decorrência de câncer.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que usam a BRA têm a probabilidade significativamente aumentada para o desenvolvimento de câncer em comparação aos pacientes que foram tratados com placebos ou outros medicamentos para o coração. Foram encontrados 1 paciente com câncer a cada 105 tratados com BRA.

Ao analisar os tipos específicos de câncer, os médicos descobriram que apenas o câncer de pulmão teve um aumento significativo entre os pacientes que tomavam BRA.

Ainda não está claro por que a BRA pode aumentar risco de câncer, mas alguns estudos realizados em animais sugerem que pode haver uma ligação com o crescimento de vasos sanguíneos nos tumores.

Ilke Sipahi, do Case Medical Center de Cleveland diz que, apesar da pesquisa apontar um aumento “modesto” no risco do desenvolvimento de câncer, é preciso ter cuidado em um possível crescimento de casos da doença, já que a BRA é amplamente utilizada em todo o mundo.

Apesar disso, Sipahi diz que os pacientes não devem parar de tomar esses medicamentos por conta própria, já que eles têm efeitos comprovados no tratamento de doenças cardíacas.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.