Em Cima da Hora
recent

Cuba considera diálogo com igreja católica "frutífero"

da agência Efe, em Havana




O Governo de Cuba destacou comunicação "fluente, profunda e construtiva" que mantém com a Igreja Católica da ilha e considera que existem "todas as condições" para que "estes intercâmbios frutíferos" continuem.

O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, fez estas considerações em Havana em uma coletiva junto ao "chanceler" do Vaticano, Dominique Mamberti, que assegurou, por sua vez, que espera que sua visita à ilha sirva para "fortalecer" o diálogo entre o Governo e a Igreja cubana.

"Apreciamos o papel construtivo da Igreja (...) e vemos todas as condições para que, em plena observância da Constituição cubana e de nossas leis que asseguram plena liberdade religiosa e o papel da Igreja Católica em Cuba, estes intercâmbios frutíferos continuem", afirmou Rodríguez.
"O Monsenhor Mamberti chega a nosso país em um momento muito propício. A Igreja Católica em Cuba, o Governo cubano e o estado cubano laico mantém uma comunicação fluente,
profunda e construtiva", acrescentou.

Mamberti, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, se reuniu hoje em Havana com o chanceler Bruno Rodríguez no início de sua visita a Cuba. A viagem tem um caráter oficial e comemora os 75 anos de laços diplomáticos bilaterais entre o país e a Santa Sé, e também pastoral já que o Mamberti deve participar da 10ª Semana Social da Igreja.

A viagem do religioso à ilha acontece em um momento marcado pelo processo de diálogo aberto entre o Governo de Raúl Castro e a hierarquia católica da ilha sobre os presos políticos e outros assuntos que tiveram como primeiros frutos a libertação de um dissidente doente e a aproximação de 12 presos de suas províncias.

Na coletiva, Mamberti lembrou que um dos objetivos da diplomacia da Santa Sé é "favorecer o diálogo entre as igrejas locais e as autoridades de diferentes países".
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.