Em Cima da Hora
recent

Alimentação: Risco a Saúde

CLARISSA MELLO
colaboração para a Revista Universo

Propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com quantidades elevadas de sódio, açúcar e gorduras trans e saturada terão de vir acompanhadas de mensagens de alerta sobre os perigos do consumo excessivo das substâncias. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial determina que essas mudanças sejam feitas em até seis meses. A medida não se aplica às embalagens dos produtos.

Se o produto tiver muito açúcar, o alerta deve ser para o risco de obesidade e cárie dentária. No caso da gordura saturada, diabetes e doenças do coração. Na gordura trans, para doenças do coração e, no caso de alto teor de sódio, para o coração e pressão alta.

As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da propaganda, no caso da televisão. No rádio, pelo locutor do spot ou jingle. Em material impresso, deve ter o mesmo impacto visual que as demais informações.

Segundo a Anvisa, o regulamento tem como objetivo “coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o público infantil, a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada”.

O integrante da Associação Brasileira de Nutrologia José Alexandre Portinho explica que a resolução pode ajudar a melhorar os hábitos alimentares da população.

Redução da Obesidade

“Por mais que as pessoas saibam que devem ler os rótulos dos alimentos, muitas vezes não sabem interpretar. O alerta serve para que elas entendam os riscos dos excessos”, afirma Portinho. A gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Ana Paula Massera, afirma que a medida é o primeiro passo para reduzir a obesidade e ampliar a discussão sobre educação alimentar. “O direito à informação não estava sendo respeitado pelas propagandas”.

Itens na Mira

AÇÚCAR



Alimento que possui quantidade igual ou superior a 15g de açúcar por 100g ou 7,5g por 100ml. Exemplos: biscoito recheado, chocolate ao leite, gelatina.

GORDURA SATURADA



Comestível com quantidade igual ou superior a 5g de gordura saturada por 100g ou 2,5g por 100ml. Exemplos: margarina, sorvete, batata frita.

GORDURA TRANS



Há perigo nos itens que têm quantidade igual ou superior a 0,6g para 100g ou 100ml. Exemplos: congelados como empanados de frango, batata frita em lata.

SÓDIO



Alimento que possui quantidade igual ou superior a 400mg de sódio por 100g ou 100ml. Exemplos: sopas industrializadas, enlatados como sardinha, embutidos como presunto e salsicha, salgadinhos petiscos.

BEBIDAS



De baixo teor nutricional, como refrigerantes, refrescos artificiais e bebidas ou concentrados para o preparo de bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha e chás prontos.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.