Em Cima da Hora
recent

Votorantim anuncia 8 fábricas no Brasil

da Revista Universo

A Votorantim Cimentos fará novos investimentos no Brasil de R$ 2,5 bilhões para ampliar em cerca de um terço sua capacidade de produção no país sobre o total instalado e projetos de fábricas já em execução.

O plano, apresentado inclui a construção de oito novas fábricas de cimento, duas delas no Pará, que abrigará a gigantesca usina hidrelétrica de Belo Monte.

Também serão erguidas nos próximos anos unidades de cimento no Paraná, Bahia, Ceará, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.

Líder no mercado brasileiro de cimento com fatia de cerca de 40%, a empresa aposta no setor de habitação, impulsionado pelo programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", e na demanda gerada por obras de infraestrutura no país.

''Esperamos aumento do consumo de cimento no Brasil da ordem de 5% ao ano nos próximos anos, em linha com o crescimento econômico. Queremos trabalhar com certa ociosidade estratégica para atender ao mercado'' ,afirmou a jornalistas o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), o consumo de cimento no mercado brasileiro foi de 53 milhões de toneladas nos 12 meses até março de 2010. "O consumo vem aumentando nos últimos meses", disse Schalka.

Com o anúncio, a Votorantim Cimentos consolida R$ 5 bilhões em investimentos em 22 novas fábricas entre 2007 a 2013.

A Votorantim Cimentos estima produzir 24 milhões de toneladas de cimento em 2010 em suas fábricas no Brasil, contra 21,7 milhões de toneladas no ano passado, conforme o seu presidente.

A capacidade instalada atual é de 27 milhões de toneladas. Ela chegará a 32 milhões de toneladas no ano que vem com cinco novas fábricas em construção no momento, antes de atingir as 42 milhões de toneladas previstas para 2013 com as oito unidades anunciadas nesta terça.

Os números excluem três fábricas da Votorantim que estão sendo repassadas à francesa Lafarge, com capacidade combinada de 2,2 milhões de toneladas, em troca de uma participação na cimenteira portuguesa Cimpor. A conclusão da transferência dos ativos deve ocorrer em julho.

Ao final de 2013, a Votorantim Cimentos terá 35 fábricas de cimento no Brasil, contra 16 unidades em 2007.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.