Em Cima da Hora
recent

COISAS DA VIDA: com Suzimara Medeiros

SUZIMARA MEDEIROS
Colunista Social de assuntos de familia do Portal Universo
Editora da coluna Coisas da Vida, da Revista Universo


Tenha filhos mais Felizes

Criar filhos alegres e saudáveis é mais fácil do que muitas pessoas pensam. Acredite, o sentimento de felicidade plena como “Hoje está tudo ok com o mundo” é muito mais profundo do que o contentamento de ganhar um brinquedo novo ou um saco de doces. A alegria dita “real” nutre o espírito das crianças e lhes confere a habilidade de lidar com a felicidade pelo resto de suas vidas.



Confira as dicas para colocar mais alegria na vida dos seus filhos...e na sua:

Descubra o que faz sua alma feliz
Reserve um tempo do seu dia para fazer uma longa caminhada no fim da tarde, tomar um banho quente na banheira, ler um bom livro, jantar a luz de velas, bater-papo com uma amiga no telefone – o que quer que você goste de fazer. Ao desfrutar dos prazeres simples da vida, você estará mostrando aos seus filhos quão proveitosos podem ser os momentos do dia. Não esqueça nunca que você é um espelho para eles, e, dessa forma, o reflexo deles será um adulto que sabe como extrair alegria do seu cotidiano, independente do que acontece com o mundo ao seu redor. Quando a mamãe e o papai estão felizes todos ficam felizes!

Elogie o processo e não o produto
Buscar a felicidade unicamente dentro da aprovação dos pais condiciona a criança a uma vida de frustrações. Seja autêntico com seus filhos e os encoraje a assumir riscos e tentar coisas novas. Saiba reconhecer o esforço deles e seus objetivos, elogiando não apenas os resultados de trabalhos escolares ou vitórias esportivas. Ame-os pelo que eles são e não por suas conquistas. E assista sua alegria desabrochar.

Ensine seus filhos a experimentar o prazer de ajudar
Por mais difícil que seja de acreditar, crianças se conectam com outras pessoas com muito mais facilidade do que com brinquedos ou jogos. Mostre para eles como a generosidade é importante tanto para a vida daquele que é ajudado quanto para a pessoa que se dispõe a auxiliar o outro.Qual boa ação você fez hoje com o seu filho? Faça um bolo de chocolate para uma vizinha, escreva um bilhete de agradecimento para o motorista da perua ou do ônibus escolar, por atendê-los sempre com um sorriso pela manhã, ou incentive as crianças a convidar o menino novo no bairro para uma partida de futebol?

Crie situações para rir em família
Uma família comum dedica pouco tempo para o humor e horas demais com queixas e reclamações. Deixe um livro de piadas sadias em cima da mesa da sala ou coloque uma charge engraçada na lancheira do seu filho. Com uma câmera você pode inventar um filme divertido com a própria família como atores ou assistir a comédias familiares juntos. Surpreenda seus filhos e transforme um dia comum em uma celebração ao riso. Quem sabe isso não se torna uma tradição?

Um corpo saudável expressa melhor a alegria
Certifique-se de que seus filhos têm dormido o suficiente e feito refeições saudáveis sem excessos de açúcar ou gordura. É importante garantir também que a criança tenha momentos de quietude durante seu cotidiano, assim como você deve incentivá-las a se exercitar diariamente. Fazendo isso você está ajudando a regular o humor de seus filhos e a torná-los crianças receptivas à alegria. Afinal, a felicidade é uma experiência de mente, corpo e alma.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.