Em Cima da Hora
recent

Vinho ideal para ser servido com Panetone

da Revista Universo

O panetone é uma das iguarias natalinas mais apreciadas e difundidas no mundo, sendo mais do que só um alimento, é presente, tem significados, congrega.

Original das famílias do norte da Itália, conta a lenda que teria sido criado por um padeiro da cidade de Milão chamado Toni e, com o tempo, o nome pane-di-Toni teria se difundido por todo o país. Atualmente, há uma enorme quantidade de marcas e, mais, recentemente, surgiram os panetones gourmets, assinados por chefs e grandes grifes, cheios de sabor e criatividade. Como sempre no mundo do vinho, bebidas e alimentos andam juntos, não só no paladar, mas também em suas origens. A natureza parece sempre harmonizar tudo ao seu redor. E foi em Asti, pequeno vilarejo do Piemonte, que surgiu um espumante de uvas moscatéis, de baixa graduação alcoólica e doce pelo próprio açúcar na uva, elaborado de forma artesanal pelos camponeses e hoje uma referência em produtos em nível mundial. É, atualmente, uma bebida de moda, elaborada com muita qualidade pelas vinícolas brasileiras, sob a denominação espumante Moscatel.

Leve, delicado, casual, esse tipo de bebida tem conquistado muitos apreciadores: por ter apenas 7 graus alcoólicos, convida a degustar uma taça, observar o pôr do sol. Quem não gosta de brut e muitas vezes não aprecia nem vinho, dificilmente resiste a essa perfumaria, doce e saborosa.

Por tradição, em Asti, na Itália, é bebido até mesmo pelas crianças na hora do brinde natalino, quando é servido o panetone. É a combinação ideal. O sabor das frutas em passa ou cristalizada, cítrico e doce a maciez da massa são perfeitos para receber o perfume de um moscatel. Esse espumante deve ser apreciado muito jovem, para preservar o aroma frutado. É preciso também que tenha um toque de acidez, para não ficar desequilibrado. Nesse ponto, os exemplares brasileiros levam vantagem sobre os italianos, pois, com todo o processo de importação, muitos já podem chegar às lojas com mais tempo em garrafa; o brasileiro pode ter mais frescor. Outra vantagem é o preço: moscatéis costumam ter excelente relação custo/benefício. Neste natal, não deixe de apreciar uma bela fatia do pane-di-Toni junto a um bom moscatel: tenha certeza, toda sua família vai adorar a experiência.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.