Em Cima da Hora
recent

Temporal deixa cinco mortos em São Paulo

da Revista Universo

Dia 3 de dezembro será inesquecivel para São Paulo, Após mais de três horas de chuva forte, São Paulo deixou o estado de atenção decretado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Cinco pessoas morreram em dois deslizamentos de terra.

Em um deles, no limite da cidade Itapecerica da Serra com São Paulo, quatro crianças morreram e uma outra conseguiu se salvar do deslizamento. Os corpos de duas das crianças mortas foram resgatados no fim da tarde: um menino de 5 anos e uma menina de idade não revelada. O major Mauro Minoro, do Corpo de Bombeiros, confirmou o resgate dos corpos de mais duas crianças vítimas do deslizamento de terra: duas meninas, uma de 14 anos e outra com idade entre 9 e 10 anos.

De início, foi informado que o deslizamento havia acontecido na região do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo. O acidente, no entanto, aconteceu em Itapecerica da Serra, e a Defesa Civil da cidade contabilizou, até as 22h desta quinta, 40 imóveis em área de risco de novos deslizamentos.

Segundo Maurício Rocha, da Defesa Civil de Itapecerica da Serra, os imóveis serão interditados e equipes da Defesa Civil farão um novo levantamento durante a noite desta quinta para saber se mais imóveis deverão ser desocupados na parte mais alta do morro.

Em outro deslizamento de terra provocado pelo temporal desta quinta, um adulto morreu após uma casa ser soterrada na Rua dos Gladiolos, no Jardim São Rafael, no limite da Zona Leste de São Paulo com Mauá, no ABC, segundo os bombeiros. Outras três pessoas, dois adultos e uma criança, também foram soterradas no local. Ao menos 18 equipes foram enviadas para atender a ocorrência.

Alagamentos

Durante o período em que São Paulo ficou em estado de atenção, o CGE registrou 46 pontos de alagamento. Na Rua 25 de Março, no Centro da cidade, a chuva surpreendeu os consumidores que faziam compras de Natal. A maioria ficou presa dentro das lojas.

As avenidas Brasil e Rebouças, na Zona Oeste da cidade, ficaram debaixo d'água. Na Vila Olímpia, na Zona Sul, carros ficaram alagados. Segundo os bombeiros, vários veículos ficaram ilhados em locais tomados pela água.

Por causa da forte chuva, dois túneis foram fechados na tarde desta quinta em São Paulo. O Túnel Anhangabaú, no Centro da capital paulista, alagou e ficou fechado no sentido aeroporto. O túnel Fernando Vieira de Melo, na Zona Oeste, também alagou e foi fechado, no sentido bairro.

Segundo o CGE, na Vila Mariana, foram 73,2 mm de chuvas, o equivalente a 36% do esperado para todo o mês de dezembro. Em Pinheiros, foram 56,4 mm. Na Consolação, o índice também ficou bem acima (54 mm): mais de 25% do esperado para o mês.

De acordo com o CGE, o sol forte e o calor de cerca de 30° C no começo desta tarde deram força às áreas de instabilidade. Segundo o CGE.

Trens

Uma linha de trem da CPTM (Linha 9- Esmeralda) teve queda de energia e outra (Linha 8 - Diamante) foi parcialmente interrompida. O sistema ficou parado uma hora e meia e os passageiros acabaram retidos antes das catracas.

Sem energia elétrica

Por causa do temporal, alguns trechos da cidade tiveram o fornecimento de energia interrompido por volta das 17h desta quinta. De acordo com a AES Eletropaulo, trechos do Itaim Bibi e do Paraíso, na Zona Sul, e do Bom Retiro, no Centro, foram afetados. Ficaram sem luz trechos das ruas Tutóia, Abílio Soares, Sampaio Viana, José Paulino, Ribeiro de Lima, Cantareira, Joaquim Floriano, Pedrosos Alvarenga e Tabapuã.

Bloqueio na Régis

A pista sentido São Paulo da Rodovia Régis Bittencourt ficou bloqueada para o tráfego por ao menos três horas devido a um alagamento na altura do km 283, na região de Embu, na Grande São Paulo, segundo a concessionária que administra a estrada. Devido a isso, o congestionamento se estendeu até o km 302. Apenas carretas maiores passavam pela inundação.

Houve também pontos de alagamento entre Taboão da Serra e Embu, nos kms 272, 274 e 276, todos no sentido de São Paulo, região de Taboão da Serra, também na Grande São Paulo.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.