Em Cima da Hora
recent

Policia Militar orienta pessoas sobre o Reveillon

da Revista Universo

A Polícia Militar reforçou o esquema de segurança para dar mais tranquilidade aos cidadãos e cidadãs durante as compras. Diariamente, quase 200 policiais transitam pelo centro de Campo Grande a pé, motorizados ou a cavalo coibindo a ação de criminosos em cada um dos três turnos de funcionamento do comércio. Os próprios consumidores podem ajudar a PM, reduzindo as chances de ser vítima de bandidos ao tomarem algumas precauções.

“O fluxo de pessoas na área central é muito grande nessa época do ano. Além dos moradores da cidade, muitos vêm do interior para comprar. Como é grande o número de pessoas em compras, a ação dos marginais também tende a ser maior. Nós estamos trabalhando para garantir a segurança das pessoas, mas elas também precisam ficar atentas e serem discretas na hora de fazer e pagar suas compras”, disse o coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno, Comandante do Policiamento Metropolitano e responsável pela operação fim de ano.

A atenção e a discrição apontadas pelo coronel são as duas primeiras de 20 dicas de segurança dadas pela PM que, ainda, inclui a não ostentação de objetos valiosos como jóias e relógios e cuidado com o celular. O objeto além de ser um dos mais furtados pode distrair a pessoa e facilitar a ocorrência de um crime.

A PM lembra também que a forma mais segura de carregar as compras é na frente do corpo e que aqueles que estiverem de carro guardem as sacolas no porta-malas para evitar chamar atenção. “Na hora de estacionar o veículo, o pessoa deve, preferencialmente, escolher locais bem iluminados, movimentados e, antes de sair conferir se trancou as portas, subiu os vidros e acionou o alarme. São cuidados simples, mas que na pressa podem ser esquecidos”, disse o comandante do CPM.

Outra preocupação é com o aumento da circulação de dinheiro no comércio. Para evitar assaltos, a Polícia Militar pede para que a população prefira usar cartões e cheques, evite sacar e carregar grande quantidade de dinheiro, não abra a carteira ou conte notas em público. Para pagamento com cartão a dica é não perdê-lo de vista para evitar a clonagem.

O cuidado com estranhos também precisa ser redobrado. A pessoa deve desconfiar de esbarrões e empurrões. Evitar aproximação de pessoas desconhecidas, principalmente das crianças, é outra atitude importante. Os pequenos devem estar sempre perto dos pais ou responsáveis.

Além dos consumidores, os comerciantes também recebem orientação. Duas dicas são direcionadas a eles: trabalhar com pouco dinheiro no caixa e instalar equipamentos de segurança para inibir a ação de marginais.

A última dica é uma das mais importantes. No caso de qualquer anormalidade, a pessoa deve comunicar imediatamente a Polícia Militar. “Estamos fazendo nosso trabalho de dar tranquilidade e segurança para a população. Caso necessite, o cidadão pode falar com um dos nossos policiais que estiver na rua, entrar em contato com as equipes nas viaturas ou ir ao posto móvel instalado na esquina da 14 de Julho com a Afonso Pena que estaremos prontos para atendê-lo. Essas dicas que estamos dando são muito importantes. Não devem ser usadas apenas na época do fim de ano e sim ser prática diária do cidadão e cidadã”, finalizou o coronel Bueno.

DICAS DE SEGURANÇA À POPULAÇÃO

1 – Fique atento;

2 – Seja discreto;

3 – Evite ostentar objetos valiosos;

4 - Prefira usar cartões ou cheques;

5 – Ao efetuar pagamento, não perca seu cartão de vista, cuidado com a clonagem;

6 – Não leve muito dinheiro;

7 – Não conte dinheiro em público;

8 – Não faça saques de grandes quantias;

9 – Não abra a carteira ou bolsa em locais movimentados;

10 – Não se distraia com o celular, procure um lugar seguro para falar;

11 – Ande com as sacolas na frente do corpo;

12 – Desconfie de empurrões e esbarrões;

13 – Cuidado com a aproximação de pessoas estranhas;

14 – Não perca as crianças de vista;

15 – Se estiver de carro, guarde as sacolas no porta-malas;

16 – Ao estacionar o veículo, procure locais bem iluminados e movimentados;

17 – Ao estacionar o veículo, tranque as portas, suba os vidros e acione o alarme;

18 – Comerciante: trabalhe com pouco dinheiro no caixa;

19 – Comerciante: instale equipamentos de segurança;

20 – Em caso de qualquer anormalidade, comunique imediatamente a Polícia Militar.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.