Em Cima da Hora
recent

O Câncer é mais comum no público masculino, a causa é pelo estilo de vida

da Revista Universo

Médicos fazem um alerta: o estilo de vida pode ser o responsável pela maior incidência de câncer nos homens do que nas mulheres. O resultado está em uma pesquisa feita aqui no Brasil.

Segundo a pesquisa, a genética tem pouca influência. O determinante mesmo é o estilo de vida. Os homens se expõem mais a riscos para a saúde. E quando ficam doentes, demoram para procurar um médico.

O agricultor Amauri dos Santos, de 64 anos, nunca tinha entrado em um consultório médico. A primeira vez que precisou passar por uma consulta, recebeu um diagnóstico preocupante: câncer. “Eu vou tratar, se Deus quiser dá jeito”, diz Amauri.

Uma pesquisa do Inca, o Instituto Nacional do Câncer, mostra que os homens têm 77% mais risco de desenvolver um câncer do que as mulheres. No estudo, pesquisadores não conseguiram identificar nenhum aspecto biológico para essa diferença. Os médicos suspeitam, então, que a maior incidência de câncer no sexo masculino se deve ao estilo de vida, os homens se cuidam menos e se expõem mais aos fatores de risco.

Segundo a pesquisa, o número de homens que fumam é quase três vezes maiores que o de mulheres. Eles também exageram com mais frequência no consumo de bebidas alcoólicas e nas porções de carnes vermelhas e alimentos gordurosos. Pior, dão menos importância às orientações médicas, inclusive, a de fazer exame de sangue e de toque retal a partir dos 45 anos para prevenir o câncer de próstata.

“É ignorante, nós homens somos meio ignorantes para isso”, reconhece o agricultor Luís Carlos de Assis.

Na luta contra o preconceito, equipes do Hospital de Câncer de Barretos rodam o país. Setenta por cento dos pacientes com câncer de próstata diagnosticados fora do hospital nunca tinham procurado um médico antes.

“Quando o paciente, que foi fazer o exame de sangue, que foi fazer o toque, chega para nós com o tumor pequeno, ou seja, no estágio inicial, para nós é muito melhor e para o paciente também. Nós conseguimos oferecer a ele, inclusive, chance de cura”, justifica o médico urologista Elinei Faria.

O exame de seu Luís Carlos detectou um tumor inicial. As chances de tratamento são animadoras: “Noventa e cinco por cento de possibilidade de um sucesso absoluto pelo tratamento. Isso é ótimo, é excelente”, conclui o agricultor.

Os médicos ainda consideram o exame de toque a principal maneira de detectar precocemente o câncer de próstata. Alguns homens preferem fazer o exame de sangue, mas ele não é tão preciso.

Mas, como admitem os próprios pacientes o preconceito ainda é grande. A incidência da doença é maior no Sul e Sudeste, o câncer tem relação com o estresse.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.