Em Cima da Hora
recent

O Beijo e o HIV cria Polêmica

da Revista Universo

Um beijo na boca daqueles dignos de novela tem provocado polêmica. Exibido em horário nobre em um comercial do Ministério da Saúde, o beijo que faz parte da Campanha do Dia Mundial de Combate à Aids é protagonizado por um casal sorodiscordante. Samir, de 24 anos, tem HIV, e Priscila, 27, não tem o vírus.

Na propaganda, o casal se encontra e legendas dizem que Samir tem o vírus e Priscila não. Depois do beijo, o texto avisa que Samir continua com HIV e Priscila, não. Diretora do Departamento de DST, Aids e hepatites do ministério, Mariângela Simão explica que apesar de a saliva do soropositivo conter HIV, o contágio não é possível através do beijo.

“A reação negativa à propaganda é uma mistura de preconceito e falta de informação. A concentração do vírus na saliva de um soropositivo não é capaz de infectar outra pessoa mesmo se o beijo for demorado”, explica ela. A informação é confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mariângela afirma ainda que não há registro de transmissão de HIV pelo beijo.

“Teoricamente, a transmissão seria possível caso uma pessoa tivesse um sangramento abundante na boca e a outra, uma lesão. E ainda assim seria preciso que o infectado tivesse elevada carga viral no organismo. Mas como ninguém beija ninguém que está com sangramento excessivo, isso não ocorre”,diz Mariângela.

Protagonista da propaganda, o professor Samir Amim tem HIV desde 2005. Ele já viveu relacionamentos sorodiscordantes. Mas também já enfrentou o preconceito por ter o vírus. “Um casal sorodiscordante é como qualquer outro, mas que precisa ter cuidado e usar preservativo sempre. Assim como um casal que não quer ter filhos”, explica ele.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.