Em Cima da Hora
recent

Cerca de 12% dos jovens já se envolveram em briga

da Revista Universo

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar mostra que a violência faz parte do cotidiano dos jovens: 12,9% dos estudantes admitiram ter se envolvido em algum tipo de briga na qual foram agredidos fisicamente. O porcentual entre os meninos foi de 17,5% quase o dobro entre as meninas, 8,9%. Os jovens de Curitiba têm a maior proporção de estudantes envolvidos em briga com agressão física nos 30 dias anteriores à pesquisa: 18,1%.

Em todas as capitais, 4% dos jovens declararam ter se envolvido em brigas com arma de fogo. Boa Vista, com 9,4%, e Curitiba, com 9,2%, apresentaram as maiores frequências de jovens do sexo masculino neste tipo de violência. E 6,1% dos jovens das capitais já se envolveram em brigas com arma branca. Os jovens também são vítimas de violência na família: 9,5% já sofreram agressão por algum adulto da família.

O bullying (intimidação entre os alunos) também está presente nas escolas brasileiras. Cerca de 30% dos alunos disseram ter sofrido algum tipo de constrangimento ou intimidação por outro colega nos 30 dias anteriores à pesquisa. O maior índice é entre alunos de escolas privadas (35,9%) contra 29,5% das escolas públicas. Entre as capitais, novamente Curitiba se destaca. A capital paranaense, com 35,2%, o Distrito Federal, com 35,6%, e Belo Horizonte, com 35,3%, foram as cidades com maiores frequências de alunos que declararam ter sofrido esse tipo de violência alguma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa.

O número de jovens envolvidos em episódios de violência em Curitiba chama atenção pelo fato de a capital paranaense apresentar bons resultados em fatores considerados importantes para afastar os adolescentes de situações de risco. Curitiba tem a maior concentração de jovens que moram com o pai e a mãe (62,8%), o que representa uma estabilidade familiar. E mais da metade dos pais curitibanos (54,6%) sabem o que os filhos fazem quando não estão na escola. A média nacional é 55,8%.
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.